Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF informa sobre importância do descarte correto de medicamentos

Data: 07/06/2015

 O Conselho Federal de Farmácia (CFF) marcou presença no passeio ciclístico de encerramento da programação da ONU Verde e do Pnuma. O evento foi realizado na manhã deste domingo, no Eixão Sul, em Brasília (DF), em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Um folder com orientações sobre o descarte correto e seguro de medicamentos vencidos ou fora de uso foi distribuído aos participantes.

Na largada, o conselheiro federal de Farmácia pelo Distrito Federal, Forland Oliveira Silva, fez uso do microfone e reforçou a mensagem do CFF. "Resíduos de medicamentos desprezados no meio ambiente podem agravar um problema que representa um dos grandes desafios para a saúde pública atualmente: o das bactérias multirresistentes. Aqui mesmo, no Distrito Federal, foi registrada uma série de casos”, lembra. “Por isso, medicamentos vencidos ou que sobram de um tratamento não devem nunca ser descartados no lixo, nem no vaso sanitário ou na pia", reiterou.

O conselheiro reforçou aos usuários de medicamentos que sempre consultem um farmacêutico. "Além de orientar sobre o uso correto, esse profissional auxilia o paciente a adquirir apenas a quantidade suficiente para o tratamento prescrito, evitando sobras e, consequentemente, o desperdício", destacou Forland Oliveira, que concedeu entrevista sobre o assunto ao Correio Braziliense. A Dra. Elaine Franzotti, farmacêutica e professora da Unieuro, e a advogada Ilana Oliveira, esposa do conselheiro, prestigiaram o passeio.

O passeio ciclístico teve mais de 500 inscritos. Os participantes percorreram sete quilômetros do eixão, entre as quadras 102 e 114/116. A programação eve como slogan “Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com moderação”. De acordo com o presidente do CFF, Walter Jorge João, a intenção do conselho, ao participar, foi mostrar que os resíduos de medicamentos, mesmo quando desprezados em pequena quantidade no lixo comum ou na pia e no vaso sanitário, impactam o meio ambiente.

A assistente administrativa do PNUMA e coordenadora dos trabalhos da ONU Verde, Adriana Cruz ressaltou a importância da iniciativa do CFF e disse que a organização considera o tema de grande relevância, tanto que já o havia trabalhado em algumas ações. “Podemos manter essa parceria e, com a colaboração do conselho, ampliar a orientação à população.”

 

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700