Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

PF investiga farmacêuticas e médicos suspeitos de fraudar o SUS

Data: 03/06/2015

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira a Operação Desiderato para combater o que afirma ser uma organização criminosa integrada por médicos, profissionais da saúde e representantes de farmacêuticas de próteses cardíacas.

A investigação indica a existência de um esquema para que procedimentos cardiológicos desnecessários fossem adotados, com o propósito de desviar recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), em Minas Gerais. O foco da ação policial é a cidade mineira de Montes Claros.

São 72 mandados judiciais, oito de prisão temporária, sete conduções coercitivas, 21 de busca e 36 de sequestro de bens em Minas e em São Paulo, Rio e Santa Catarina.

De acordo com a PF, a organização criminosa falsificava documentos para realizar as cirurgias. “As próteses não utilizadas nos procedimentos simulados eram desviadas e usadas em cirurgias efetuadas nas clínicas de propriedade dos membros do grupo”, diz nota oficial da PF.

A investigação está verificando os registros de mortes ocorridas em decorrência de procedimentos cardiológicos. Os investigados foram indiciados por estelionato contra entidade pública, associação criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso, corrupção passiva e ativa além de organização criminosa.

O nome da operação, segundo a PF, remete “àquilo que é objeto de desejo ou aspiração”.

Fonte: Valor Econômico / Site
Autor: André Guilherme Vieira

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700