Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Presidente do CFF participa, em Belém, do Dia Municipal do Farmacêutico

Data: 01/06/2015

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará (CRF-PA) abriu nesta segunda-feira, dia 1º de junho, o 14º Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Pará. O evento foi organizado em alusão ao Dia Municipal do Farmacêutico, que se tornou oficialmente reconhecido por meio da Lei nº 8.738 de 19 de maio de 2010. Nesta data, em 2000, foi assinado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que garantiu ao final do prazo de um ano, ou seja, a partir de junho de 2001, a assistência farmacêutica em todas as farmácias de Belém, em cumprimento à Lei 5991/73. Mais de 600 pessoas estão participando das conferências, que continuam nesta terça-feira, dia 2 de junho.

Como partícipe daquele momento histórico, o presidente do CFF, Walter Jorge João, não tem dúvidas em dizer que se tratou de “uma das maiores conquistas para a classe, não só no Pará, mas no Brasil”. Presidente do CRF-PA à época, ele lembra a grande manifestação organizada pela categoria e os estudantes de farmácia, após a recusa do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma-PA) em cumprir o termo assinado um ano antes por ele próprio, junto ao Ministério Público, o Procon, a Secretaria Municipal de Saúde de Belém e o conselho.

“Foi uma revolução pela saúde do cidadão em Belém, mas que serviu de exemplo e inspirou farmacêuticos de todo o País. À época, Belém possuía 250 farmácias e 950 farmacêuticos. Antes da vigência do acordo, aproximadamente 300 profissionais atuavam em farmácias e drogarias. O acordo resultou na contratação imediata de mais de 600 colegas, não restando um único estabelecimento sem farmacêutico durante todo o seu período de funcionamento”, recorda-se Walter Jorge João. A manifestação, que reuniu mais de 500 farmacêuticos pelas ruas de Belém, foi fundamental para trazer a opinião da população da capital para o lado dos farmacêuticos e da saúde. Quinze anos depois da luta, Walter Jorge João destaca que a vitória não seria possível sem a cooperação dos estudantes de Farmácia da Cesupa e UFPA e das lideranças farmacêuticas do CRF-PA e do CIM-Belém.

Walter Jorge João parabeniza a diretoria do CRF-PA pelo resgate desta memória e pela realização do ciclo de conferências, que priorizou, nesta sua 14ª edição, o cuidado farmacêutico ao paciente. A atuação clínica do farmacêutico ganhou força após a publicação da Lei 13.021/14, que transforma farmácias em estabelecimentos de assistência à saúde. “Já defendíamos esta bandeira no Pará em 2000, por ocasião desta nossa luta pela assistência farmacêutica em todas as farmácias”, acrescenta Walter Jorge João.

O presidente do CRF-PA, Daniel Jackson Pinheiro Costa, destaca que o primeiro TAC entrou para a história da Farmácia no País por ser o marco da mudança na assistência farmacêutica no Estado como um todo. “De lá pra cá firmamos mais 15 TACs semelhantes nos principais municípios paraenses, e ainda teremos muitos mais.” Daniel Jackson foi quem sugeriu que, no dia 1º de junho, fosse comemorado o Dia Municipal do Farmacêutico. “Em 2010, o farmacêutico Sérgio Vale me pediu sugestões de datas para apresentar à Câmara Municipal de Belém para publicação de uma lei instituindo o Dia Municipal do Farmacêutico. Não pensei duas vezes.”

Para Daniel Jackson, 1º de junho é dia de celebração, porque a Farmácia avançou muito mais do que qualquer profissão nos últimos 15 anos. “Por isso, comunidade farmacêutica, é importantíssimo pensar o que cada um de nós está fazendo para que, todos os dias, consigamos dar mais um passo adiante, com solidez e união”, diz o presidente do CRF, que conclama seus colegas paraenses a celebrar essa data cuidando das pessoas e abraçando cada paciente como se fosse o primeiro. “Devemos fazer a diferença mostrando as pessoas nosso real valor. Parabéns aos farmacêuticos, não somente de Belém, mas de todo o Pará, que vêm nos ajudando a fazer uma profissão mais valorosa e reconhecida.”
 

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700