Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Farmácia clínica é tema de simpósio na Paraíba

Data: 26/05/2015

Com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF), foi realizado nos dias 22 e 23 de maio, no auditório da Fonoaudiologia do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Simpósio Paraibano de Serviços Clínicos Farmacêuticos. O evento contou com a participação do diretor tesoureiro e conselheiro federal pela Paraíba (CFF), Samuel Meira e do assessor da presidência do CFF, Tarcísio Palhano, que proferiu a palestra “A farmácia clínica no Brasil: avanços e perspectivas”.

Promovido pelo Programa de Educação Tutorial de Farmácia (PET-Farmácia) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o simpósio teve o apoio do Conselho Regional de Farmácia da Paraíba (CRF-PB). Participaram aproximadamente 150 pessoas. “O CFF e os conselhos regionais, entre estes o CRF-PB, têm procurado estimular a atuação clínica dos farmacêuticos, em consonância com a nova realidade da profissão”, comenta Samuel Meira.

O diretor tesoureiro do CFF e conselheiro federal de Farmácia pelo estado da Paraíba lembra que os farmacêuticos precisam estar preparados e adaptados às mudanças estabelecidas pela publicação da Lei nº 13.021/14. “Este simpósio foi importante no sentido de apoiar e incentivar os profissionais e os estudantes de Farmácia. Os temas abordados foram absolutamente oportunos em função do atual momento, em que a profissão é colocada diante de novas responsabilidades e grandes desafios”, afirma.

Nos últimos anos, os serviços farmacêuticos foram reorientados. Houve um deslocamento do foco da assistência farmacêutica voltada apenas para as práticas de gestão, o que permitiu o avanço da prática clínica do farmacêutico no Brasil. A expansão das atividades clínicas do farmacêutico ocorreu em consequência ao advento da transição demográfica e epidemiológica e à crescente morbimortalidade relacionada aos medicamentos, o que repercutiu, nos sistemas de saúde, com o surgimento de um novo perfil do farmacêutico.

Desse modo, o farmacêutico redefine sua prática a partir das necessidades da população, estabelecendo o cuidado centrado no usuário dos serviços de saúde e na promoção do uso seguro e racional dos medicamentos. O Simpósio Paraibano de Serviços Clínicos Farmacêuticos foi realizado para contribuir com esta discussão.

Na ocasião, Samuel Meira, fez uma homenagem aos agraciados pelo CFF com a Comenda do Mérito Farmacêutico. Foram homenageados o vice-presidente do CRF-PB, José Ricardo da Silva; a reitora da UFPB, Margareth Formiga Diniz; a coordenadora do curso de Farmácia da universidade, Rossana Souto Maior; a coordenadora do PET-Farmácia, professora Dra. Leônia Maria Batista; e os professores Arluce Lemos (de Hematologia Clínica); Damião Borba (de Farmacotécnica Homeopática), ambos da UFPB; e Josimar dos Santos Medeiros, da Universidade Estadual da Paraíba.

A coordenadora do PET-Farmácia destacou a pessoa da funcionária Ivoneide Alves Souto Guedes, pela sua enorme contribuição como secretária do programa. Esteve presente ao evento o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos da Paraíba, Sérgio Luis Gomes.

 


Autor: Comunicação CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700