Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Assessor do CFF é homenageado no 7º Congresso Científico do Mercado Farmacêutico

Data: 21/05/2015

Com o tema central “Habilidades Clínicas – A integralidade do Cuidado Farmacêutico” ocorreu, de 13 a 15 de maio, no Rio de Janeiro, a 7ª edição do Congresso Científico do Mercado Farmacêutico, promovido pelo Centro de Estudos Técnicos Farmacêuticos (Cetefarma). O evento foi dirigido a profissionais e estudantes, e contou com palestrantes como Dr. Rinaldo Ferreira, Denise Puppin e Tarcísio José Palhano, assessor da presidência do CFF, que foi homenageado como Presidente de Honra do congresso.

Tarcisio José Palhano é farmacêutico-bioquímico pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista em Farmácia Clínica pela Universidade do Chile. Implantou o 1º Serviço de Farmácia Clínica e o 1º Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) do Brasil, no Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal/RN. É coordenador técnico-científico do Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim)/CFF e representante do Brasil no Grupo Consultivo do Programa Internacional de Serviços da ACPE (Acreditation Council for Phamacy Education) – Conselho de Acreditação para Educação Farmacêutica, com sede em Chicago, Illinois/USA.

A atuação clínica do farmacêutico foi tema da palestra do professor Tarcísio Palhano, no dia 14 de maio. Durante a sua apresentação, Palhano lembrou que o CFF publicou, em 2013, as resoluções de nº 585, que regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico, e de nº 586, que regula a prescrição farmacêutica no Brasil, contribuindo, assim, de forma decisiva, para respaldar e estimular a atuação clínica do farmacêutico. Aproveitou para destacar que, em 2014, foi publicada, pelo Governo Federal, a Lei 13.021 que resgata o papel sanitário das farmácias e drogarias, e reitera, como obrigatória, a presença permanente do farmacêutico como responsável técnico por esses estabelecimentos.

O professor Tarcisio Palhano também fez um resgate histórico sobre a Farmácia Clínica no Brasil, destacando as dificuldades enfrentadas no início, as inúmeras conquistas e, também, as perspectivas e desafios para os dias atuais e futuros.

CONGRESSO – Durante o congresso foram debatidos temas como “Ética Farmacêutica”; “A Multidisciplinaridade dos Cuidados em Saúde”, “MIP: Prescrição Segura e Consciente” e “Habilidades na Gestão Farmacêutica”. E no dia 15 de maio, foi realizada a solenidade de premiação dos trabalhos científicos, nas categorias Acadêmica e Profissional. Como incentivo à pesquisa, neste ano, os temas abordados foram: “Serviços Farmacêuticos”; “Prescrição Farmacêutica” e “Gestão da Farmácia Comunitária”.

Fonte: CFF
Autor: Comunicação

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700