Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF participa de manifestação por eleições limpas em Brasília

Data: 21/05/2015

Mais de duas mil pessoas se reuniram em frente à Catedral Metropolitana na manhã do dia 20 de maio para compor o Bloco da Reforma Política, que seguiu rumo ao Congresso Nacional em protesto contra o financiamento de campanhas eleitorais por empresas. A mobilização fez parte do Dia Nacional de Mobilização Contra a Constitucionalização da Corrupção. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) foi representado pelo seu secretário-geral, José Vílmore Silva Lopes Júnior.

O ato é promovido pelo grupo Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, que recebe o apoio do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral (MCCE), do qual José Vílmore foi eleito conselheiro fiscal e, assim como o CFF, é uma das 113 entidades que integram a Coalizão.

Os manifestantes entregaram a parlamentares um abaixo-assinado com cerca de 630 mil assinaturas defendendo um projeto de reforma política democrática para o Brasil. “A democracia necessita de representatividade de toda a sociedade e não apenas dos detentores do poder econômico. O financiamento privado das campanhas favorece a representatividade quase exclusiva de uma única camada da sociedade como também favorece a corrupção”, acredita José Vílmore Silva Lopes Júnior.

O relatório apresentado à Comissão de Reforma Política da Câmara constitucionaliza o financiamento empresarial das campanhas e cria o “distritão” para a eleição de deputados e vereadores, aprofundando a influência do poder econômico nas eleições. Para representante do CFF, o sistema que está sendo proposto não atende os requisitos para dar a representatividade que a sociedade brasileira requer, pois é incompleta e não trará benefícios reais.

O Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Coalizão apresenta uma proposta de representação política mais identificada com a maior parte da sociedade, tendo como quatro pontos principais a extinção do financiamento das campanhas por empresas, a paridade de sexo, eleições proporcionais em dois turnos e aperfeiçoamento de mecanismos de democracia direta.

É importante ressaltar que a coleta de assinaturas continua, até atingir o marco de 1,5 milhão. Para aderir ao Projeto de Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, imprima o formulário pelo site da coalizão, assine e envie para a Secretaria Nacional da Coalizão (SAS, Quadra 05, Lote 2, Bloco N, Edifício OAB, 1º andar, Brasília/DF – CEP: 70.070-913).

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700