Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Excelência Farmacêutica adapta-se às diretrizes do CFF para a Farmácia Clínica

Data: 13/05/2015

O Grupo de Trabalho de Farmácia Comunitária (Comfar) do Conselho Federal de Farmácia (CFF) esteve reunido nos dias 23 e 24 de abril, na sede do conselho, no Lago Sul, em Brasília, para reestruturar o conteúdo do módulo de serviço do programa Excelência Farmacêutica. Direcionado a farmacêuticos que são proprietários ou responsáveis técnicos de farmácia e a estudantes do último ano de Farmácia, o programa passará a contemplar, neste módulo, os conteúdos preconizados pelo CFF e que foram submetidos à avaliação dos farmacêuticos e da sociedade na Consulta Pública nº 02, de 2014. O prazo para as contribuições encerrou-se em março deste ano.

“Estamos colocando como destaque do módulo os sete serviços listados no documento elaborado pelo CFF com o propósito de harmonizar a designação de termos e a definição dos processos de trabalho relacionados à atuação clínica do farmacêutico”, comenta o coordenador do Comfar, Amílson Álvares. Os serviços listados são rastreamento em saúde; educação em saúde; manejo de problemas de saúde autolimitados; dispensação; conciliação de medicamentos; revisão da farmacoterapia; e acompanhamento farmacoterapêutico.

O programa Excelência Farmacêutica passou a ser oferecido pelo CFF em maio de 2013, para qualificar os profissionais em gestão de negócios e serviços farmacêuticos, estimulando o empreendedorismo no setor. De lá para cá, já foram beneficiados cerca de mil e trezentos farmacêuticos e estudantes de Farmácia de 27 cidades. Composto por um módulo na área de serviços farmacêuticos e um na área de gestão, o programa tem carga horária de 32 horas e abrange disciplinas como Gestão de Marketing. A equipe de palestrantes é composta de sete farmacêuticos: Amilson Álvares, Carmen Íris Tolentino, Ludmar Rodrigo Serrão, Rinaldo Ferreira, Laércio Batista Júnior, Rodrigo Magalhães e Cadri Awad.

Realizado em parceria com os Conselhos Regionais de Farmácia, o programa já foi levado a várias cidades de Aracaju (SE), São Luís e Imperatriz (MA), Blumenau (SC), Toledo (PR), Boa Vista (RR) e João Pessoa (PB), entre outras. Para solicitar a realização de um módulo basta que o interessado procure o CRF de seu Estado. O Comfar tem como integrantes os farmacêuticos Carmen Íris Tolentino, Luciano Rena e Vanilda Aguiar. Da reunião desta quinta-feira participaram como convidados Ludmar Rodrigo Serrão, Rinaldo Ferreira e Laércio Batista Júnior.


Autor: Comunicação CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700