Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Uso racional de medicamentos é tema de ação do CFF, na Câmara

Data: 05/05/2015

 Uma mulher, entre 80 pacientes atendidos, estava com pressão muito alta, dormência no braço e na face, e foi encaminhada ao serviço de emergência

A ação que está sendo promovida nesta terça e quarta-feiras, dias 5 e 6 de maio, na Câmara dos Deputados, pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), fez toda a diferença na vida de uma funcionária terceirizada da casa. A mulher (com identidade preservada), uma entre 80 pacientes atendidos, pela manhã, no estande montado no Espaço Mário Covas, Anexo II, estava com pressão alta (170/110) e dormência no braço e face. A paciente foi encaminhada para o serviço de emergência. De acordo com o farmacêutico Gabriel Rodrigues, um dos responsáveis pelo atendimento, a mulher não utilizava os medicamentos corretamente e foi orientada a procurar imediatamente o médico.

Organizada a partir de uma proposta da deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), a ação do CFF está sendo promovida, pelo segundo ano consecutivo, na Câmara dos Deputados, em comemoração ao Dia Nacional Pelo Uso Racional de Medicamentos (05 de maio). Além da aferição de pressão arterial e dosagem de glicemia capilar, a consulta farmacêutica também está sendo realizada pelos profissionais.

A intenção é orientar usuários, promover o uso seguro e o descarte correto de medicamentos, e informar sobre os riscos da automedicação. Neste primeiro dia, foram atendidos parlamentares, funcionários e visitantes. Entre as pessoas que compareceram ao estande estavam Antônio Carlos Vieira, 45 anos, que nunca havia aferido a pressão arterial e não tinha informações sobre os riscos da automedicação.

A madrinha do evento, Alice Portugal (PCdoB/BA), comprovou que está com a saúde em dia, após o atendimento. “Como farmacêutica, tenho que parabenizar o CFF, nas pessoas do seu presidente, Dr Walter Jorge João, dos diretores e de todos os conselheiros federais, pela ação. O farmacêutico também é o profissional que entende do medicamento e atividades assim são esclarecedoras e essenciais para a saúde da população brasileira. Assim como é essencial que a Lei 13.021/14 pegue no Brasil, pois ela trouxe farmácia à condição de estabelecimento de saúde e estabelecimento de assistência farmacêutica, com a presença permanente de um farmacêutico. A luta foi grande, mas conseguimos. É uma grande conquista para a saúde da população, temos, agora, que lutar para que ela seja cumprida”, comentou a Deputada.

O Presidente do CFF, Walter Jorge João esteve no Espaço Mário Covas, acompanhou alguns atendimentos e lembrou da importância da atuação clínica do farmacêutico. “Em setembro de 2013, foram publicadas, pelo CFF, as resoluções n° 585, que define as atribuições clínicas dos farmacêuticos, e a n° 586, que autoriza o farmacêutico a prescrever os medicamentos. As resoluções resgatam a origem da profissão e respaldam o farmacêutico como profissional da saúde voltado para o cuidado com o paciente. E foi para mostrar a importância desse cuidado que trouxemos o evento para a Câmara dos Deputados”, comentou o dirigente.

Para Walter Jorge João, a saúde brasileira está passando por uma profunda e positiva transformação e tem a participação direta do farmacêutico. O resgate profissional iniciado pelo CFF, em 2013, com as resoluções das atribuições clínicas e da prescrição, foi reforçado com a publicação da Lei 13.021/14. De acordo com o texto da Lei, farmácias e drogarias, independente do porte ou natureza (pública ou privada,) têm que contar com a presença do farmacêutico, durante todo o seu horário de funcionamento.

“Aproveito a oportunidade, para agradecer, em nome dos 200 mil farmacêuticos desse país, a todos os parlamentares que lutaram pela aprovação da Lei 13.021/14 e estiveram juntos com os farmacêuticos e em defesa da saúde da população”. Além do CFF, os conselhos regionais também estão realizando, em seus respectivos estados, atividades de esclarecimento quanto ao uso e descarte correto de medicamentos.

 

Clique aqui e acesse a galeria de fotos

Fonte: CFF
Autor: Comunicação

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700