Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

OMS pede para Brasil investir na erradicação de 17 doenças

Data: 20/02/2015

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pede que o Brasil e outros emergentes liderem a luta pela eliminação de 17 doenças tropicais negligenciadas. A entidade considera as doenças um dos impedimentos para o desenvolvimento dessas nações.

Para a OMC, seria necessário aumentar em US$ 34 bilhões os investimentos. Isso significa que para acabar com essas doenças bastaria adicionar menos de 0,1% do gasto nacional atual na área de saúde. Na lista estão dengue, hanseníase, doença de Chagas, tracoma, doença do sono, esquistossomose, oncocercose (ou cegueira dos rios) e raiva.

O Brasil, quarto maior pais do mundo em território, quinto em população - e primeiro na América Latina - e com grande biodiversidade, concentra um dos mais altos índices dessas doenças.

O país registra uma das maiores incidências de casos de dengue no mundo. É o segundo no ranking dos países com maior incidência de hanseníase - ficando atrás apenas da Índia - , e um dos três mais afetados pela doença de Chagas.

‘’O investimento em saúde no Brasil é um dos melhores negócios para o desenvolvimento econômico e vale a pena’’, diz Pedro Albajar Vinas, um dos responsáveis na OMS pela área de doenças tropicais negligenciadas.

Mais de 800 milhões de pessoas foram tratadas no mundo, em 2012, vítimas de uma doença tropical negligenciada.

Segundo a OMS, os países emergentes têm condições de utilizar recursos internos para eliminar essas doenças e, assim, reduzir a desigualdade também na área da saúde.

O Brasil, que registra grande movimento de populações, incluindo de outros países, poderia fazer mais. No caso da dengue, que afeta inclusive São Paulo, a OMS acha que o país poderia liderar a luta estimando o verdadeiro custo da doença, com um bom sistema de vigilância e dividindo sua experiência com os outros emergentes.

Fonte: Valor Econômico / Site
Autor: Assis Moreira

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700