Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

A dor no diabetes

Data: 09/02/2015

O diabetes tem tratamento, mas a dor da neuropatia diabética, consequência de glicemia elevada por anos, é de difícil solução. Ela diminui a sensibilidade nas pernas, provoca dormência e câimbras e é seguida da dor localizada causada por alterações nas fibras nervosas das extremidades.

Apesar da grave queda na qualidade de vida que provoca, a neuropatia diabética permanece subdiagnosticada e subtratada, relatam Saad Javed e colegas da Universidade de Manchester, Reino Unido, na revista "Therapeutic Advances in Chronic Disease".

Tratamentos que restabelecem a higidez dos nervos estão em testes, mas nenhum ainda é satisfatório, dizem os autores. O tratamento sintomático ainda é o grande desafio.

Os opiáceos dão significativo alívio, mas causam efeitos adversos, como náuseas e dependência no longo prazo.

Algumas diretrizes recomendam medicamentos que atuam sobre o sistema nervosos central, como os antidepressivos e antiepilépticos. Cremes tópicos com capsaicina, componente ativo da pimenta vermelha, parece diminuir a dor, mas pode provocar irritação ou queimadura.

Na abordagem não farmacológica, são sugeridas a estimulação elétrica e o emprego da acupuntura.

O melhor tratamento é a prevenção. Especialistas recomendam controle permanente da glicemia e observação diária dos pés: devem estar limpos, sem bolhas ou inflamações. Elas podem provocar a úlcera do pé diabético, exigindo atenção médica imediata.

Fonte: Folha de S.Paulo
Autor: JULIO ABRAMCZYK

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700