Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Belo Horizonte recebe Plenária do CFF

Data: 31/07/2009

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizou, nos dias 29 e 30 de julho, em Belo Horizonte (MG) sua Reunião Plenária nº 362. Diretoria do CFF, Conselheiros Federais e convidados se reuniram no Hotel Mercure Plaza, onde também foi realizada, no dia 30, a abertura do 10º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais e do 2º Simpósio de Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais e Fitoterápicos no SUS, ambos seguem até o dia 1º de agosto.

Na abertura da Plenária, o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, ressaltou a maneira cortês como todos foram recebidos pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG). “A todos do Conselho Regional de Minas, nossa gratidão”, agradeceu Souza Santos.

As boas-vindas à Diretoria do CFF e aos Conselheiros Federais foram feitas pelo Presidente do CRF-MG, Benício Machado de Faria. “Sentimo-nos honrados com a presença de todos e registramos um momento histórico, pois pela primeira vez, uma Plenária Federal é realizada em Minas Gerais”, disse.

Da pauta constaram a apresentação de relatórios de Prestação de Contas de Conselhos Regionais por parte da Comissão de Tomadas de Contas, a discussão em torno da proposta de resolução sobre atuação do farmacêutico em auditorias, além de julgamento de Processos Eleitorais, Processos administrativos Ético-disciplinares e Processos Administrativos de Responsabilidade Técnica em grau de recurso.

CONGRESSO - Farmacêuticos de diversas regiões do País, estudantes e profissionais de Saúde participaram do 10º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais. O evento contou com palestras sobre Farmácia Hospitalar, Análises Clínicas, Manipulação, Homeopatia, Fitoterapia, Dispensação, Saúde Pública e Indústria. A Feira de Produtos Farmacêuticos (10ª EXPOFARMA ) foi outra atração dentro do Congresso, com expositores de vários estados apresentando o que têm de mais moderno no setor farmacêutico.


FITOTERAPIA - Depois de Cuiabá (MT), em 2008, é a vez de Belo Horizonte sediar o 2º Simpósio de Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais e Fitoterápicos no SUS, promovido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), dentro do 10º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais.

Na abertura dos trabalhos, no minascentro, o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, destacou o empenho do farmacêutico Ely Eduardo Saranz Camargo, Conselheiro Federal pelo Estado de São Paulo, em ampliar, no SUS, os tratamentos com plantas medicinais e fitoterápicos. Souza Santos ressaltou que algumas doenças primárias existentes no País, poderiam ser tratadas dessa forma.
Por sua vez, Saranz Camargo credita a ampliação do debate e do conhecimento ao esforço do presidente do CFF que tem apoiado e incentivado a realização de oficinas, palestras e simpósios. “Podemos dizer que temos um momento antes do dr. Jaldo e outro depois dele, devido ao apoio que ele nos dá para a realização dos trabalhos”, disse o especialista.
O presidente do CRF-MG, Benício Machado de Faria, que participou da mesa de abertura dos trabalhos também destacou a importância de se apoiar e promover a discussão para a ampliação dos componentes verdes no SUS.

O médico e mestre em psicofarmacologia, Elisaldo Luís de Araújo Carlini realizou a Conferência Magna “Pesquisa em Plantas Medicinais no Brasil” e ressaltou que ainda há, no Brasil, um impasse muito sério em função de Medida Provisória que tenta regular o patrimônio genético.
Segundo ele, a regulamentação exige que para pesquisar as plantas e seus benefícios deve-se ter licença prévia do Ministério do Meio Ambiente para acessar o material que se pretende trabalhar. O professor Elisaldo Carlini é coordenador do Centro Brasileiro sobre Informações Pisotrópicas (CEBRID) e fundador do primeiro simpósio de Plantas Medicinais no Brasil, há 40 anos.
 

Fonte: CFF com informações do CFR-MG
Autor: Informações do CFR-MG

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700