Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Estudo revela desconhecimento entre mulheres com câncer

Data: 27/01/2015

Mulheres negras e latinas com câncer de mama tendem a saber menos sobre a própria doença do que as brancas na mesma situação. É o que aponta um estudo divulgado por publicação da Sociedade Americana do Câncer.

Liderada pela cientista Rachel Freedman, uma equipe de pesquisadores do Instituto Dana-Farber de Boston conversou com 500 mulheres americanas. O objetivo das entrevistas era avaliar o conhecimento das pacientes em relação ao tipo e estágio de seus tumores - entre outras características da doença.

De acordo com o levantamento, o número de pacientes que disseram que conheciam todas as características perguntadas ficou entre 32% e 82%. Porém, a quantidade de mulheres que informou as características corretamente foi bem menor: ficou entre 20% e 58%.

Entre latinas e negras, esses índices eram ainda menores.

"Pacientes que entendam por que uma determinada técnica é importante para sua situação poderão tomar decisões mais informadas e aderir mais ao tratamento", afirmou Rachel em entrevista ao site EurekAlert!.

O câncer de mama é um dos cinco tipos mais comuns da doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a doença matou 520 mil pessoas só em 2012.

Fonte: Portal Exame

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700