Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

ENTREVISTA FARMACÊUTICA desta quarta (19.11.14) aborda terapia com células-tronco

Data: 18/11/2014

O mundo acompanhou, maravilhado, a notícia sobre o tratamento pioneiro, revolucionário e bem-sucedido do polonês Darek Fidyka. Paralítico da cintura para baixo, havia anos, desde que recebeu várias facadas na coluna, ele voltou a andar (ainda conta com a ajuda de um andador), depois que passou por um tratamento à base de células-tronco. O tratamento cirúrgico, realizado no Hospital Universitário Wroclaw, na Polônia, em parceria com pesquisadores da Universidade College de Londres, consistiu no transplante de células nervosas responsáveis pelo olfato para a sua medula espinhal. O sucesso da terapia traz novas esperanças ao tratamento com células-tronco. No início do ano 2000, ele foi alardeado como a maior alternativa para a cura de doenças, inclusive de lesões na coluna. Os anos se passaram e o otimismo sofreu um freio.

A terapia com células-tronco é o tema da “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, nesta quarta-feira (19.11.14), com início, às 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da estatal EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista, com nova edição, será transmitida, também, por uma rede formada por 900 emissoras de rádio localizadas, em todo o País, e liderada pela “Agência Radio Web”.

O entrevistado é o farmacêutico sul-mato-grossense DR. OSNEI OKUMOTO. Especialista em Biologia Molecular e Celular, atuou na captação de sangue de cordão umbilical para a extração de células-tronco para o tratamento de medula óssea. DR. OSNEI OKUMOTO foi Diretor da Hemorrede Pública do Mato Grosso do Sul, quando iniciou a implantação, no órgão, do banco de cordão umbilical. Atua na Câmara Técnica de Saúde do Tribunal de Justiça do seu Estado e integra a Comissão de Legislação e Regulamentação do Conselho Federal de Farmácia. É Vice-Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Mato Grosso do Sul.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do CFF e "Rádio Nacional da Amazônia", com vistas a levar à população informações em saúde com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

A entrevista pode ser ouvida pelo rádio (Ondas Curtas), pela Internet (acesso pela página do Conselho Federal de Farmácia) ou pela parabólica. Os arquivos das entrevistas encontram-se na capa do site do CFF http://www.cff.org.br/pagina.php?id=145&menu=145&titulo=Entrevista+Farmac%C3%AAutica


CLIQUE AQUI E OUÇA A ENTREVISTA AO VIVO.

Fonte: CFF
Autor: Comunicação

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700