Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Mais um efeito colateral dos antibióticos

Data: 06/10/2014

Médicos da Universidade da Pennsylvania, nos Estados Unidos, fizeram um alerta na semana passada. Segundo levantamento realizado pelos especialistas, crianças que tomaram antibióticos mais de quatro vezes antes dos dois anos possuem maior chance de ser obesas. A pesquisa foi publicada na última edição do jornal de Pediatria editado pela Associação Médica Americana.

Trata-se de um trabalho de fôlego. Os especialistas analisaram o histórico médico de mais de 64,5 mil crianças desde seu nascimento até os 5 anos de idade. Cerca de 70% fizeram tratamentos com antibióticos duas vezes antes mesmo de completarem dois anos. Entre o restante, aquelas que foram medicadas quatro ou mais vezes até essa idade apresentaram 10% mais chance de se tornar obesas quando chegaram aos 5 anos em comparação com as que receberam menos doses do medicamento.

Na opinião do médico Charles Bailey, coordenador do trabalho, a explicação para o fenômeno seria o papel que os antibióticos desempenham na mudança da flora bacteriana presente no trato digestivo e que, sabe-se hoje, tem impacto no controle do peso. "Achamos que depois dos antibióticos algumas das bactérias presentes naturalmente no corpo e que são eficientes para ajudar na manutenção de peso podem acabar morrendo", disse. "E aquelas que levam na direção contrária, prejudicando o metabolismo, tornam-se mais ativas", considerou.

Na investigação, verificou-se que o tipo de antibiótico também influencia o total de peso armazenado. Crianças medicadas com drogas indicadas para destruir tipos específicos de bactérias ganharam menos peso. Aquelas para as quais foram receitados antibióticos de espectro amplo (atingem tipos diversos de bactérias) engordavam mais. Entre a comunidade científica, o consenso é de que o resultado evidencia ainda mais a necessidade de tornar mais criteriosa a prescrição de antibióticos. 

Fonte: IstoÉ

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700