Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Governo da França quer retirar logotipos dos maços de cigarro

Data: 26/09/2014

O ministério da saúde francês apresentou, nesta quinta (25), uma proposta de medidas duras para erradicar o tabagismo entre jovens, com o lançamento de maços de cigarros sem marca e a restrição da publicidade de cigarros eletrônicos.

A ministra da saúde, Marisol Touraine, disse que o plano antitabagismo será introduzido por etapas ao longo de dois anos com o objetivo de produzir, até a década de 2030, a primeira geração francesa de não fumantes. Atualmente, cerca de 30% da população do país fuma.

O plano ainda precisa ser aprovado pelo parlamento. Uma das medidas mais ousadas é a introdução de embalagens "neutras", nas quais a logomarca é escrita em letras pequenas sob um aviso a respeito dos males causados pelo cigarro. Todos os maços serão de mesmo tamanho e da mesma cor.

A Austrália, pioneira na adoção de embalagens simples em 2012, registrou aumento na procura de serviços que prestam auxílio a pessoas que querem parar de fumar. As fabricantes de cigarros, que contestaram a medida na Justiça, afirmam que os novos maços não reduziram o tabagismo no país. As disputas judiciais devem se repetir na França. O governo francês também quer proibir o fumo em carros com menores de 12 anos e em áreas comumente frequentadas por crianças. Anúncios de cigarros eletrônicos serão proibidos em maio de 2016.

Embora o tabagismo tenha caído desde a década de 1960 no país, acompanhando a tendência em todo o Ocidente, 73 mil pessoas ao ano morrem por causas relacionadas ao tabaco 20 vezes mais do que em acidentes de trânsito.

Fonte: Folha de S.Paulo

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700