Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

País tem primeira transmissão de vírus similar ao da dengue

Data: 17/09/2014

Pela primeira vez na história, o país registrou transmissão do vírus chikungunya em território brasileiro. Conhecido como "primo da dengue", ele também é transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.

Segundo o Ministério da Saúde, dois casos de um pai de 53 anos e sua filha de 31 anos foram confirmados em Oiapoque (AP).

"Como eles não relataram viagem a nenhum país que tenha transmissão, estamos considerando dois casos autóctones", disse Jarbas Barbosa, secretário de vigilância em saúde do ministério.

Até esta terça-feira (16), só se sabia de 37 casos "importados", em pessoas que foram infectadas no exterior.

Os sintomas de dengue e chikungunya são similares, incluindo febre, mal estar, dor de cabeça e dores nas articulações no caso da chikungunya, essas dores podem durar três meses.

De acordo com Barbosa, a febre chikungunya raramente se torna um caso grave, o que pode acontecer em idosos com outras doenças, como câncer e cardiopatias graves.

Uma das preocupações do ministério é que a circulação da nova doença no país dificulte o diagnóstico da dengue, potencialmente mais grave, nos pacientes.

Barbosa diz que será difícil conter a infecção da chikungunya. Desde dezembro de 2013, as Américas registraram 650 mil casos suspeitos dessa febre, com cerca de 9.000 casos confirmados em laboratório.

Já foram registrados casos em quase todos os países do Caribe e nos EUA.

Assim como a dengue, a transmissão dessa febre se concentra nos verões com chuva, ou seja, entre janeiro e maio no Brasil. E a prevenção é feita da mesma forma, com eliminação de focos de água parada.

Barbosa afirma ser difícil prever o comportamento do novo vírus no curto prazo, mas diz que o sistema de saúde se prepara para "o pior cenário". "Fizemos plano de contingência que vem sendo aplicado", diz Barbosa.

Fonte: Folha de S.Paulo

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700