Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Ebola vai infectar mais milhares de pessoas na Libéria, diz OMS

Data: 09/09/2014

SÃO PAULO - Os meios convencionais para controlar a epidemia de ebola não estão funcionando e o vírus está se espalhando rapidamente na Libéria, onde muitos milhares de novos casos são esperados nas próximas três semanas, segundo informou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“A transmissão do vírus do ebola na Libéria já é intensa e o número de novos casos está crescendo de forma exponencial”, diz o comunicado da OMS divulgado nesta segunda-feira.

A organização observou que motocicletas e táxis são “uma grande fonte potencial de transmissão do vírus” porque eles não são desinfetados na Libéria, onde as medidas convencionais de controle da doença “não estão tendo o impacto adequado”.

Segundo a OMS, é preciso intensificar os esforços contra o ebola em três ou quatro vezes na Libéria e outros países da África ocidental que combatem a epidemia.

Quatorze dos 15 estados da Libéria reportaram casos confirmados de ebola, segundo a OMS. No estado de Montserrado, que inclui a capital Monrovia, são necessários 1 mil leitos para tratar de pacientes com ebola, mas apenas 240 leitos estão disponíveis, o que faz com muitas pessoas sejam recusadas nos centros de tratamento.

“Assim que um novo centro de tratamento de ebola é aberto, ele é imediatamente inundado de pacientes, o que aponta para um grande número de casos que antes era invisível”, segundo a OMS. “Quando os pacientes são recusados... eles não têm escolha a não ser retornar as suas comunidades e residências, onde eles vão inevitavelmente infectar outras pessoas.” Até sexta-feira, 1.871 pessoas na Libéria tinham sido infectadas pelo vírus do ebola, dos quais 1.089 morreram, de acordo com a OMS. Guiné, Libéria e Serra Leoa contabilizam 3.944 casos, com 2.097 mortos. A Nigéria tem 18 casos registrados e sete mortes, enquanto Senegal reportou um caso fatal.

Fonte: Portal Valor Econômico

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700