Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Anvisa barra dispositivo eletrônico há 5 anos

Data: 27/08/2014

O Brasil já proíbe a comercialização e importação de dispositivos eletrônicos para fumar desde 2009, por meio de Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que tem valor de lei. O país foi primeiro a proibir o produto.

Segundo a gerente geral de produtos derivados do tabaco da Anvisa, Ana Claudia de Andrade, o Brasil compõe o grupo de estudos sobre cigarro eletrônico na Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ana afirmou que a Anvisa endossa proposta de regulação internacional sobre o assunto, feita pela OMS e acrescentou, ainda que o país foi consultado pelo órgão sobre o assunto antes. "Pelo pioneirismo do Brasil, o OMS nos consultou para fazer esta recomendação", disse a gerente da Anvisa ao Valor.

A OMS recomendou que o cigarro eletrônico seja proibido nos locais públicos e tenha sua publicidade restrita. A gerente da Anvisa explica que a orientação é que se aguarde maiores estudos sobre a eficácia do produto no auxílio a quem deseja parar de fumar, e também que se espere a comprovação de que não é nocivo à saúde, antes de qualquer regulamentação. O Brasil já proíbe, portanto, o uso do dispositivo eletrônico para fumar em ambientes públicos e a realização de propaganda.

Procurada, a fabricante de cigarros Souza Cruz informou que "como os cigarros eletrônicos não foram regulamentados no Brasil, a empresa ainda não tem nada concreto em relação a este segmento". A Souza Cruz detém 77% do mercado de cigarros no país.

O setor de fumo vem registrando menor ritmo de vendas. Segundo dados fornecidos pela Souza Cruz, o volume total de cigarros vendidos no ano passado foi de 107 bilhões de unidades - 5,5% a menos do que o observado em 2012. A companhia vendeu 60,1 bilhões de cigarros no ano passado, recuo também, de quase 10% em relação ao ano imediatamente anterior.

Fonte: Valor Econômico
Autor: Elisa Soares

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700