Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Porto Velho sedia um dos maiores eventos da área de saúde da região

Data: 04/05/2009

O Salão Netuno do Aquárius Selva Hotel, em Porto Velho (RO), ficou lotado, na noite de quinta-feira (30.04.09), durante abertura do I Congresso de Farmácia e Bioquímica de Rondônia e Acre. O evento, realizado de 30 de abril a 3 de maio, foi promovido pelo Conselho Regional de Farmácia dos dois Estados (CRF-RO\AC), para fortalecer a qualificação profissional. O evento teve o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e contou com a participação de 37 especialistas da área farmacêutica. O Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, participou do evento e foi homenageado pelo CRF-RO/AC.


Entre as autoridades que prestigiaram a abertura do Congresso, estavam o Secretário Estadual de Saúde de Rondônia, Milton Moreira, na ocasião representando o Governador de Rondônia, Ivo Cassol; o Secretário Municipal de Saúde de Porto Velho, Williames Pimentel; e representantes dos Conselhos Regionais de Farmácia de vários Estados.


Em seu discurso, a Presidente do CRF-RO\AC, Ana Caldas, disse que o Congresso consistia na prova do crescimento da profissão, na região, e também um momento de congregação, união e força da classe farmacêutica “que se mostra cada vez mais importante para a sociedade”. A Presidente do CRF afirmou, ainda, que os serviços farmacêuticos se diversificaram, ganharam qualidade técnica e científica, mas não perderam a humanidade, “pois somos obcecados pelo conhecimento científico e, ao mesmo tempo, conscientes de nossas responsabilidades sociais”.


Já o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, iniciou sua fala fazendo uma observação especial sobre o trabalho desenvolvido pela Conselheira Federal de Farmácia pelos Estados de Rondônia e Acre e Secretária Geral do CFF, Lérida Vieira, em prol dos profissionais rondonienses e acreanos. Em seguida, fez um relato sobre a evolução da profissão - da busca da cura de doenças nas plantas aos dias atuais -, passando pela implantação das Diretrizes Curriculares, em 2002, à sua expansão em pelo menos 71 atividades profissionais regulamentadas.


Jaldo de Souza ressaltou que não basta a busca do conhecimento em cursos, congressos e outros eventos. É necessário também que o profissional tenha “amor para responder à sociedade sobre sua utilidade como profissional que promove a correção e economia de custos por meio da dispensação de medicamentos”. Ainda como forma de aperfeiçoar o conhecimento, ele citou o contrato firmado pelo CFF com a Universidade Católica de Brasília, com vistas à viabilização de cursos de pós-graduação na área farmacêutica.


O Secretário Estadual de Saúde, Milton Moreira, destacou o momento histórico marcado pelo Congresso e adiantou que irá adotar, em Rondônia, projeto idêntico ao desenvolvido pelo Conselho Regional de Farmácia de Goiás, com a inserção dos novos profissionais, contratados pelo Estado, no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é melhorar o gerenciamento dos medicamentos.


O I Congresso de Farmácia e Bioquímica de Rondônia e Acre contou com palestras, como: “Boas práticas de fabricação em nutrição parenteral”, com a Drª Maria Rita Garbi Carvalho Novaes, Presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar; “Atualização em fitoterapia: abordagem farmacológica e terapêutica de novos produtos”, com o Dr. Ely Eduardo Saranz Camargo, Conselheiro Federal de Farmácia por São Paulo; e “Microbiologia dos métodos manuais à automação”, com o Dr. Caio Roberto Salvino.

 

Fonte: CFF e CRF-RO/AC
Autor: Veruska Narikawa, com informações de Veronilda Lima

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700