Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Infarma - Ciências Farmacêuticas

Data: 17/07/2014

Infarma - Ciências Farmacêuticas (http://cff.emnuvens.com.br/infarma/index), editado pelo CFF, é um periódico especializado de livre acesso, de conteúdo multidisciplinar, aberto à comunidade científica nacional e internacional, arbitrado por pares e distribuído aos leitores do Brasil e de vários outros países. Recebe contribuições em português, inglês e espanhol. É importante ressaltar que Infarma - Ciências Farmacêuticas está em processo de solicitação de indexação e, assim, quanto mais artigos na língua inglesa forem publicados, mais facilmente o periódico será aceito em indexadores importantes.

Estamos recebendo contribuições para o volume 26(4) e 27(1). Infarma - Ciências Farmacêuticas tem orgulho de possuir um processo editorial ágil. A avaliação de um manuscrito passa por três etapas:

1) avaliação preliminar da forma ( 1 dia): Essa etapa é muito rápida. Ao ser submetido, é verificado se o manuscrito segue as diretrizes para autores, principalmente nos quesitos: estilo de referências e citações e necessidade ou não de aprovação por Comitê de Ética. Além disso, é verificado se as referências citadas são atuais e relevantes. Caso todos os quesitos estejam conformes, o manuscrito segue para a segunda etapa. Caso contrário, retorna aos autores que têm até 5 dias para ajustes e reenvio.

2) avaliação por pares (tempo médio: 1 semana): Essa é uma etapa chave. E a demora, ou não, vai depender da resposta do avaliador. Muitas vezes o avaliador não retorna a solicitação para dizer se pode avaliar ou não o manuscrito e assim, torna o processo mais demorado. Quanto mais rápida essa fase, mais cedo os autores recebem a resposta da avaliação.

O manuscrito é encaminhado a ao menos 2 avaliadores que têm um prazo de até 7 dias para enviar o parecer. Se o avaliador não atende a esse prazo, é substituído imediatamente, para não atrasar o processo de avaliação.

3) encaminhamento das observações dos avaliadores aos autores (1 dia): Imediatamente após o recebimento das 2 avaliações, as observações dos avaliadores são enviadas aos autores para que procedam a revisão do manuscrito. O manuscrito revisado deverá ser enviado de volta ao editor no prazo máximo de 15 dias.
Se o prazo não for atendido, o manuscrito é automaticamente eliminado da fila de avaliação.
Quanto mais rápida for a revisão do manuscrito, mais rápida será a resposta.

4) reavaliação por pares (tempo médio: 7 dias): Tão logo os autores enviam o manuscrito revisado, o mesmo é encaminhado aos mesmos avaliadores da etapa anterior para que verifiquem se todas as alterações foram feitas e se o manuscrito pode ser aceito para publicação. Os avaliadores têm até 7dias para encaminhar a resposta. Se considerarem aceito, o manuscrito segue para a fila de edição. Se as alterações não tiverem sido feitas adequadamente, o manuscrito retorna aos autores que têm um prazo de até 5 dias para enviar o novo arquivo revisado.
Se o manuscrito não for encaminhado nesse prazo, será automaticamente retirado da fila de avaliação.

Ao final do processo, o tempo médio entre a avaliação e a publicação é de cerca de 90 dias. Eventuais atrasos ocorrem devido à necessidade de substituição de avaliadores e/ou demora em atender aos prazos, tanto por avaliadores quanto por autores.
Aguardamos a submissão de seu manuscrito

Fonte: CFF
Autor: Comunicação

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700