Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Sistema de Informações de Acidentes de Consumo (Siac) começa a funcionar

Data: 16/06/2014

Já está em funcionamento o Sistema de Informações de Acidentes de Consumo (Siac), criado pelo Ministério da Justiça e pelo Ministério da Saúde para o registro de acidentes de consumo que sejam detectados pelos profissionais de saúde de todo o País. A novidade surgiu de um acordo de cooperação feito por meio da Portaria Interministerial nº 3.082, de 25/9/13, e está disponível no endereço http://siac.justica.gov.br/.

“É uma ferramenta de extrema utilidade para os farmacêuticos que precisam fazer algum tipo de comunicação ou denuncia sobre produtos que são dispensados nos estabelecimentos farmacêuticos. Com ela, poderão ser relatados problemas relacionados ao uso de medicamentos como efeitos adversos, intoxicações, hipersensibilidade e interações medicamentosas. É mais um meio de gerar estatísticas”, observa o assessor técnico do Conselho Federal de Farmácia, José Luis Miranda Maldonado.

Farmacêuticos, médicos, enfermeiros entre outros profissionais de saúde podem informar e relatar acidentes ocasionados por produtos e serviços. No entanto, como o projeto ainda encontra-se em fase de implantação, os dados cadastrados no Siac ainda não estão disponíveis para consulta.

“Com o Siac vai ser possível ampliar a fiscalização e o monitoramento. Essa base de dados vai subsidiar o trabalho de investigação de acidentes de consumo”, explica a secretária Nacional do Consumidor do MJ, Juliana Pereira.

Profissionais de saúde já estão sendo capacitados para o uso do sistema, tendo como público os representantes de secretarias de saúde estaduais e de capitais, bem como representantes dos Procons estaduais e das capitais.

Siac - O sistema é administrado pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), em parceria com a Secretaria de Vigilância e Saúde e Anvisa. Os registros e informações irão subsidiar a atuação conjunta dos órgãos de defesa do consumidor e dos respectivos órgãos reguladores e certificadores, como Anvisa.

Por meio de iniciativas como o Siac, os órgãos de defesa do consumidor, saúde e metrologia buscam prevenir acidentes de consumo e promover a introdução de produtos cada vez mais seguros no mercado de consumo.

Acesse o site do Siac aqui.

 

Fonte: Comunicação CFF
Autor: Com informações do Ministério da Justiça

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700