Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

CFF e Aprifarma fazem parceria para capacitar farmacêuticos no tratamento a pacientes com diabetes

Data: 15/07/2014

Em parceria com o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), a ADJ Diabetes Brasil está promovendo o curso on-line “Aprimoramento em Diabetes para Farmacêuticos” (Aprifarma). O objetivo é capacitar farmacêuticos para o controle e tratamento de pacientes com diabetes. A capacitação permitirá ao farmacêutico das diversas áreas de atuação o aprendizado dos conteúdos utilizando a mais adequada tecnologia disponível em e-learning, que inclui recursos multimídia associados ao acompanhamento por monitores especializados. Na plataforma do Aprifarma haverá ferramentas de comunicação que permitirão que o aluno aprenda em seu tempo livre, necessitando apenas de um computador com conexão à internet.

A ideia de promover um curso específico em diabetes para o farmacêutico surgiu da iniciativa do dr. Sergio Metzger, coordenador geral do Aprifarma e presidente área governamental da IDF para a América Latina, logo após a edição da RDC 44/2009 pela Anvisa. A norma estabeleceu critérios para prestação de serviços farmacêuticos, dentre os quais, a glicemia capilar. No entanto, para a prestação de um serviço com melhor qualidade, havia a necessidade de conhecimento de suas peculiaridades.

A partir de então, foi estabelecida uma parceria com o CFF. Inicialmente, o curso foi realizado presencialmente, ministrado por equipe multiprofissional, levando os conhecimentos a mais de 1,8 mil farmacêuticos, em 31 edições, percorrendo 16 estados. “Posteriormente, para tentar abranger um número maior de colegas, surgiu a ideia de transformá-lo em educação à distância, permitindo que colegas outras localidades também participassem”, explicou o dr. José Vanilton de Almeida, coordenador educacional do Aprifarma.

O diferencial desta capacitação é que os tutores são profissionais de saúde que trabalham e têm larga experiência em diabetes. “Abordaremos o diabetes de maneira global, desde noções gerais de diabetes mellitus (DM), modalidades de tratamento para os diferentes tipos de DM, complicações agudas e crônicas do diabetes e monitorização da glicemia.”, acrescentou o educador.

O curso foi organizado para ser concluído em um mês, com dedicação semanal em torno de quatro a cinco horas e um questionário de avaliação ao final desse período. A expectativa dos organizadores é atingir pelo menos 60 mil farmacêuticos de todo o Brasil ao longo de 30 meses.

Na avaliação do dr. Vanilton, levando conhecimento a um número maior de farmacêuticos, espera-se que milhares de pacientes e seus familiares sejam beneficiados. “Esperamos atingir um melhor controle glicêmico, que se traduz em melhoria da qualidade para as pessoas que têm diabetes, evitando ou retardando o aparecimento das complicações, prolongando a vida e trazendo esperança”, finalizou.
O início de cada turma está atrelado ao número de inscritos. Depois de efetuada a inscrição, o aluno receberá a confirmação da data de início por e-mail. O curso terá certificado reconhecido pela Federação Internacional de Diabetes.

A iniciativa também inclui a Federação Internacional de Diabetes (IDF) e o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde, Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Federação Interestadual dos Farmacêuticos (Feifar) e Sociedade Brasileira de Diabetes.

O investimento para a participação será de R$ 35. Acesse o site http://aprifarma.adj.org.br para mais informações e inscrições ou entre em contato pelo e-mail aprifarma@adj.org.br.

Fonte: Comunicação CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700