Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Presidente do CFF fala à GloboNews sobre medicamentos falsificados

Data: 14/04/2009

Em entrevista concedida à “GloboNews”, hoje à tarde, o Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Jaldo Souza Santos, falou sobre o crescente número de apreensões, no Brasil, de medicamentos falsificados, sem registros junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e com o prazo de validade vencido. Souza Santos lembrou que o CFF tem buscado todos os meios, com vistas a inibir essas práticas, e citou, nesse sentido, uma parceria que o Conselho desenvolveu, há dois anos, com o Ministério da Justiça.

Afirmou que o Conselho tem orientado os farmacêuticos a exercerem, também, um trabalho de fiscalização do estabelecimento em que atua, para evitar a entrada de produtos falsificados e clandestinos, pois, além de ser uma obrigação sua proteger a sociedade contra os malefícios causados por produtos nessas condições, ele, também, pode ser responsabilizado. “O farmacêutico que atua em estabelecimentos que praticam irregularidades são tão responsáveis por eles, quanto os seus proprietários e, portanto, estão sujeitos às punições”, alertou.

O Presidente do CFF enfatizou que os farmacêuticos responsáveis técnicos devem se manter alertas e exigir notas ficais. E, ao constatar qualquer problema, devem “denunciar sem medo”. Outra recomendação de Souza Santos foi dirigida à população: “As pessoas não devem adquirir medicamentos, em feiras livres e das mãos de vendedores ambulantes. Devem, sim, buscar, sempre, farmácias e drogarias onde estão presentes o farmacêutico e se aconselhar com ele”.

A entrevista de Dr. Jaldo de Souza Santos vai ao ar, nesta terça-feira (14.04.09), às 22 horas, no canal de TV a cabo “GloboNews”.
 

Fonte: CFF
Autor: Pela estagiária de Jornalismo Paula Diniz e pelo jornalista Aloísio Brandão, Assessor de Imprensa do CFF

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700