Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Anvisa lança consulta pública de avisos sobre alérgenos

Data: 30/05/2014

A diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, nesta quinta-feira (29), uma consulta pública com uma proposta para tornar obrigatório um alerta da presença de determinados alérgenos em alimentos embalados.

A ideia é que os alimentos industrializados e embalados indiquem a presença de um grupo de substâncias, com frases como "alérgicos, contém ovos" ou "alérgicos, contém derivados de leite".

Deve ser indicada a presença de cereais com glúten (como trigo, centeio e aveia), crustáceos, ovos, peixes, castanhas diversas, amendoim, soja, leite e sulfitos em determinada concentração. Outros alérgenos podem vir a ser incluídos na lista no futuro.

Segundo a proposta, a declaração deve estar em local de fácil visualização e com tamanhos pré-determinados. Uma ideia não incluída na proposta é a criação de um símbolo para acompanhar o alerta.

O tema ganhou reforço, recentemente, com a campanha "#põenorótulo", capitaneada por 800 mães de crianças com fortes alergias e intolerâncias alimentares.

A consulta pública ficará aberta por 60 dias.

 

Fonte: Folha de S. Paulo
Autor: Johanna Nublat

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700