Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Farmacêuticos continuam na luta em defesa da saúde pública

Data: 15/05/2014

Depois de uma das maiores mobilizações da Farmácia brasileira, que parou a Esplanada dos Ministérios esta semana, em Brasília, o Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica permanece presente na Câmara dos Deputados. O objetivo é continuar buscando a sensibilização dos parlamentares pela votação do Substitutivo do Deputado Ivan Valente ao PL nº 4385/1994, da ex-senadora Marluce Pinto.

Integrantes do Fórum estão se revezando na Câmara para garantir que, finalmente, seja aprovada a subemenda aglutinativa proposta pela categoria com o objetivo de atualizar o substitutivo do deputado federal Ivan Valente, que foi apresentado em 1997 e o PL nº 4385/1994 está em tramitação há 20 anos.

A matéria, que transforma farmácias e drogarias em estabelecimentos de saúde e torna obrigatória, nas mesmas, a presença do farmacêutico como responsável técnico, seria apreciada em plenário na quarta-feira, dia 14 de maio. Mas a pauta foi travada por medidas provisórias e a votação acabou não ocorrendo.

A luta continua - Composto pelo CFF, Fenafar, Feifar, Abef e Enefar, o Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica não vai desistir da luta em defesa da saúde pública brasileira e do direito de cada cidadão brasileiro aos cuidados farmacêuticos. “Especialmente num momento histórico para a profissão, em que temos todas as entidades representativas da Farmácia mobilizadas por um único objetivo: o reconhecimento, por parte da sociedade, da importância da Farmácia e do trabalho do farmacêutico para a saúde do cidadão”, comenta o presidente do CFF, Walter Jorge João.

Nesta quinta-feira, dia 15 de maio, no Anexo IV, da Câmara dos Deputados, as Diretorias do CFF e das demais entidades que integram o Fórum, dirigentes de Conselhos Regionais e de Sindicatos de Farmácia e representantes de estudantes de Farmácia participaram de um café da manhã com os deputados federais. Na oportunidade, reiteraram a reivindicação de que os parlamentares votem pela causa dos farmacêuticos, que não representa um anseio da categoria, mas de toda a sociedade.

Estiveram presentes os deputados Alice Portugal (PCdoB/BA), Jandira Feghali (PCdoB/RJ), Onofre Santo Agostini (PSD/SC), Bernardo Santana de Vasconcellos (PR/MG), Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE), Chico Lopes (PCdoB/CE), Jô Moraes (PCdoB/MG), João Dado (SD/SP), João Ananias (PCdoB/CE) e Nelson Marquezelli (PTB/SP).

Durante reunião plenária do CFF realizada, no dia 15 durante o período da tarde, no auditório Sebastião Ferreira Marinho, novas estratégias de mobilização foram propostas para reforçar a luta e serão submetidas ao Fórum. A intenção é ter grupos cada vez mais organizados e sintonizados no trabalho pela apreciação da subemenda.

Números - Segundo estimativa feita pela Polícia Militar, que acompanhou a caminhada e o ato em frente ao Congresso Nacional, cerca de 1,8 mil lideranças, profissionais e estudantes de Farmácia participaram da manifestação. “Foi, seguramente, um dos maiores atos públicos da Farmácia brasileira em toda a sua história. Agradecemos e parabenizamos a todos que participaram e apoiaram a manifestação”, conclui Walter Jorge João.

 

CLIQUE AQUI E ACESSE GALERIA DE FOTOS

 

 

 

 

Fonte: CFF
Autor: Comunicação

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700