Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Além da dor no peito

Data: 28/04/2014

O sintoma clássico quase todo mundo conhece: dor forte no peito que irradia para o braço esquerdo. Mas outros sinais menos populares e igualmente importantes também podem indicar um infarto. Dor na mandíbula, sensação de obstrução na garganta e de indigestão e dor nas costas na altura dos ombros, como a que sentiu o locutor Luciano do Valle, menos há uma semana, são alguns dos sintomas atípicos do infarto que costumam ser relevados.

Mesmo sendo hipertenso representante comercial Luiz Greco, 73, de São Paulo, não pensou que as dores nas costas que sentiu em uma manhã de novembro de 1013 poderiam indicar um infarto.

"Pensei que fosse algum mal jeito", diz. "Comecei as minhas atividades normalmente, mas, quando sentei no computador, não conseguia sentir os braços", afirma. Aí percebi que poderia estar infartando mesmo." Quando chegou ao hospital, Luiz descobriu que estava com três artérias entupidas e fez cateterismo para desobstrui -las.

Da mesma forma, o garçom Moisés Rodrigues, 48, não pensou que o enjoo sentido tinha a ver com o coração. Ele jogava bola com os amigos no domingo de Páscoa quando sentiu-se mal. "`Parecia que o estômago estava pesado." Como no domingo anterior havia sentido algo parecido, pediu ao cunhado para levá• lo ao pronto-socorro e descobriu que estava infartando.

.. Se tivesse esperado mais um pouco, o pior poderia ter acontecido ... relata, já com um stent no peito.

Nem mesmo o médico Hans Mandred Voll, 64, percebeu que o mal-estar que sentiu em janeiro era sinal de algo mais grave. "Não tinha sudorese nem qualquer sintoma clássico. Até tomei um antiácido. mas a dor não passou", conta. Dormiu, acordou e foi trabalhar sentindo dor, mas, por insistência de um colega, consultou-se com um cardiologista e descobriu que tinha infartado.

Segundo o cardiologista do InCor (Instituto do Coração) Sergio Timerman, um dos casos mais incomuns que jã atendeu foi o de uma paciente que se queixava de dor no dente". "Ele já tinha ido ao dentista, que não constatou nada. A dor, na verdade, era no maxilar", conta.

Para esclarecer a população sobre os principais sintomas do infarto e lidar com emergências cardiovasculares, a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) prepara uma campanha para ser lançada em breve. Um encarte será distribuído em locais como metrôs e shoppings.

Mas, afirma Antonio Carlos Carvalho, coordenador do Comitê de Emergências Cardiovasculares e Ressuscitação da SBC. não é preciso entrar em pânico com qualquer manifestação de dor.

A dor de infarto, segundo César Jardim, cardiologista do HCor (Hospital do Coração).

Fonte: Folha de S. Paulo
Autor: Cláudia Colllucci

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700