Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

OMS mira cigarro eletrônico

Data: 15/04/2014

Os usuários de cigarros eletrônicos poderão ser expulsos para as calçadas juntamente com seus "primos" fumantes de tabaco - e enfrentar preços igualmente salgados - se a Organização Mundial de Saúde (OMS) levar à frente seus planos de regulamentar o produto da mesma maneira que faz com o de tabaco.

Documentos a que o "Financial Times" teve acesso revelaram que há na OMS uma corrente que pretende classificar como tabaco os dispositivos movidos a bateria. As preocupações vão desde o desconforto com relação ao nível de nicotina dos cigarros eletrônicos até receios de que seu uso "renormalize" o tabaco e solape as leis antifumo.

Os cigarros eletrônicos "podem resultar numa nova onda da epidemia de tabaco", afirmou Haik Nikogosian, que supervisiona o secretariado da Convenção-Quadro sobre Controle do Uso do Tabaco, um tratado da OMS que obriga os governos a reduzir o hábito de fumar, em atas de reunião lidas pelo "Financial Times".

Os participantes da reunião afirmaram que os cigarros eletrônicos serão considerados produtos de tabaco se contiverem nicotina produzida com folhas de tabaco. Hoje, a maior parte dos fabricantes usa nicotina líquida obtida em folhas de tabaco em seus produtos.

As vendas mundiais de cigarros eletrônicos explodiram a partir dos US$ 20 milhões contabilizados em 2008 para US$ 3 bilhões no ano passado.
Procurada, para comentar o assunto, a OMS informou que "ainda não concluiu sua posição". Nos EUA, a FoodDrug Administration (FDA, que regulamenta os alimentos e medicamentos no país) disse que pretende regulamentar os cigarros eletrônicos como produtos de tabaco.

Fonte: Valor Econômico
Autor: Duncan Robinson e Shannon Bond

Fotos Relacionadas

Vídeos

Vídeo
Dúvidas sobre medicamentos não tem hora, mas têm solução.












Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700