Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Assessores do CFF participam do Congresso Internacional sobre Segurança do Paciente ISMP Brasil

Data: 14/04/2014

O Instituto para Praticas Seguras no Uso de Medicamentos - ISMP Brasil realizou, de 10 a 12 de abril, em Ouro Preto (MG), o I Congresso Internacional sobre Segurança do Paciente ISMP Brasil. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) foi correalizador do evento, que aconteceu simultaneamente ao V Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente: Erros de Medicação.

Na solenidade de abertura estiveram presentes Marcone Jamilson Freitas Souza (Reitor da UFOP), Mário Borges Rosa (Presidente do Congresso e do ISMP Brasil), Helvécio Magalhães (Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde), Doriane Patrícia Ferraz de Souza (Assessora-Chefe do Núcleo de Assessoramento na Descentralização das Ações de Vigilância Sanitária), José Miguel do Nascimento Júnior, Diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica/Ministério da Saúde (DAF) e o assessor da presidência do CFF Tarcísio José Palhano, que discursou representando o Presidente do CFF, Walter Jorge João.

Durante a abertura, Tarcísio José Palhano explicou a ausência do Presidente do CFF, Walter Jorge João, que esteve com Deputados Federais, durante toda a semana, apresentando a proposta de subemenda aglutinativa global de plenário, elaborada na “II Reunião da coordenação do Fórum Nacional de Luta Pela Valorização Profissional”. O texto da proposta de subemenda é resultado de um estudo detalhado do Substitutivo do deputado Ivan Valente (apresentado em 1997) e, praticamente, atualiza e traz à realidade da saúde brasileira, em 2014, a proposta do legislador. A subemenda já recebeu o apoio do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área da Saúde (Fentas).

Helvécio Magalhães, Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, aproveitou a oportunidade, na abertura do evento, para reiterar seu apoio à proposta das entidades que representam os farmacêuticos. “O Brasil precisa, urgentemente, que esse modelo de farmácia que temos hoje seja completamente modificado”, disse.

CONGRESSO - Para Walter Jorge João, a realização do “I Congresso Internacional sobre Segurança do Paciente ISMP Brasil”, em paralelo ao “V Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente: Erros de Medicação” é a tradução perfeita do grau de amadurecimento do trabalho de um grupo de abnegados farmacêuticos, liderados pelo Dr. Mário Borges que, em 2006, promoveu o primeiro Fórum Internacional Sobre Segurança do Paciente e Erro de Medicação, por meio da Associação Mineira de Farmacêuticos, em Belo Horizonte, em parceria com o Institute for Safe Medication Practices (ISMP)/EUA. Este evento foi decisivo para a criação, em 2009, do ISMP Brasil. (Trecho do discurso do Presidente do CFF, lido, na ocasião, por Tarcísio José Palhano).

“Reflete, também, o status adquirido pelo tema com a criação, em 1º de abril de 2013, do Programa Nacional de Segurança do Paciente, pelo Ministério da Saúde, o que possibilitou a representantes de entidades profissionais da área da saúde e de instituições acadêmicas, que direta ou indiretamente já desenvolviam ações afins, a integrar um comitê, responsável pela implementação desse programa em todo país. É importante salientar que o Programa brasileiro nasceu da conjugação de diferentes estratégias, a exemplo das ações desenvolvidas no âmbito da vigilância de produtos, da experiência da Rede Sentinela, dentre outras”. (Idem)

Os assessores da Presidência do Conselho coordenaram mesas-redondas: Josélia Frade participou das discussões sobre os temas “Estudar é fácil, trabalhar é difícil: reflexões sobre as práticas acadêmicas e implicações nas atitudes profissionais” e “Prática segura na administração de antidiabéticos”. O professor Tarcísio José Palhano coordenou o debate sobre o tema “Conte-me, mostre-me: o uso de fotografias e narrativas nas pesquisas em segurança do paciente, e incidentes com medicamentos”.

Josélia Frade e Tarcísio Palhano também participaram da reunião do Comitê de Implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente, na condição de representantes do Conselho Federal de Farmácia. O Comitê é integrado, ainda, por representantes de várias entidades, entre os quais o Presidente do Congresso, Mário Borges, que também preside ISMP Brasil e é membro da equipe da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG).

Estiveram reunidos, em Ouro Preto, especialistas em segurança do paciente, profissionais da saúde, gestores da área da saúde e representantes da indústria farmacêutica. Um dos destaques entre os conferencistas foi o farmacêutico Michael Cohen, presidente do ISMP EUA, que abordou o tema “Conceitos-chave para o uso seguro de medicamentos potencialmente perigosos”, na conferência de encerramento.

O palestrante dá nome ao prêmio “Michael Cohen - Soluções para a melhoria da segurança do paciente”, instituído pelo ISMP Brasil, para incentivar a adoção de práticas seguras na assistência à saúde. O prêmio, que está em sua primeira edição e foi entregue pelo próprio homenageado durante o congresso, tem como objetivo divulgar e reconhecer o esforço inovador e criativo de profissionais da saúde no desenvolvimento de ações que busquem garantir a segurança dos usuários do sistema de saúde brasileiro. (Veja, abaixo, a lista de vencedores)

Para a grande surpresa dos presentes, ao final da solenidade de entrega dos prêmios, Mario Borges (ISMP/Brasil) entregou um troféu a Michel Cohen em reconhecimento ao trabalho prestado em favor da segurança do paciente. Emocionado, Cohen recebeu o prêmio e agradeceu a todos pela gentileza e receptividade.

Michael Cohen, pioneiro no mundo do movimento internacional de prevenção de erros de medicação, é fundador e presidente do ISMP EUA e já vendeu três milhões de exemplares do livro “Medication Errors”.

No encerramento, Mario Borges, presidente dos dois eventos, agradeceu a presença de todos. “Muito obrigado a todos que, de alguma forma, contribuíram nos debates, na formulação de propostas e na busca de novos caminhos para implantação de práticas seguras no atendimento ao paciente,” disse.

ENSINO - A segurança do paciente e sua estreita ligação com o ensino foram objetos de discussão em várias mesas e debates. Por isso, no encerramento do Congresso, Tarcísio José Palhano apresentou o mérito de uma moção, idealizada por participantes da Mesa Redonda “O ensino e segurança do paciente”. A moção deve ser redigida e encaminhada ao Ministério da Educação, solicitando a inserção do tema “Segurança do Paciente” nos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação da área da saúde. De acordo com Palhano, a moção é uma solicitação para aplicar, na prática, um dos princípios do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído pela Portaria nº 529/2013, do Ministério da Saúde: fomentar a inclusão do tema segurança do paciente no ensino técnico e de graduação e pós-graduação na área da saúde.

“A segurança é o princípio básico da qualidade na assistência à saúde. As ações de prevenção de eventos adversos, em favor da segurança do paciente, são atividades que devem ser realizadas por todos os profissionais que atuam em ambiente hospitalar ou que lidam diretamente com o paciente e devem ser incluídas nos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação, da área da saúde, em todo o país”, completou Palhano.


Vencedores – Prêmio Michael Cohen

1º lugar
INTERVENÇÃO FARMACÊUTICA AMPLIANDO A SEGURANÇA DA TERAPIA INTENSIVA NA SAÚDE DA MULHER
Autoria de:
Amanda Canato Ferracini
Larissa Saito da Costa
Nice Maria Oliveira da Silva
Aline Teotonio Rodrigues
Patrícia Moriel
Priscila Gava Mazzola

2º lugar
IMPACTO DE MUDANÇAS SISTEMÁTICAS NA REDUÇÃO DE ERROS DE PREPARO DE DOSES DE MEDICAMENTOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Autoria de
Bartyra Lima de Almeida Leite
Bárbara Costa Saldanha Gomes
Lígia Silva Miranda
Sóstenes Mistro
Márcio Galvão Guimarães de Oliveira

3º lugar
RECONCILIAÇÃO MEDICAMENTOSA NA CLÍNICA MÉDICA DE UM HOSPITAL ESCOLA
Autoria de
Paula Baldan Záccaro
Maria Luiza Bianco Yanagita
Karine Dal Paz
Eliane Ribeiro

Fonte: CFF
Autor: Comunicação

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700