Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Conselhos Federal e Regionais de Farmácia realizam Reunião Geral

Data: 20/03/2009

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizou, nos dias 17 e 18 de março, a 55º Reunião Geral dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia. Dados da fiscalização, alterações na Resolução nº 464/07, emissão de carteiras profissionais, eleições eletrônicas e o Programa Farmácia Popular estiveram entre os principais temas discutidos pela Diretoria do CFF, Conselheiros Federais e pelos dirigentes dos Conselhos Regionais.

Na abertura da Reunião, o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, fez um balanço das atividades do CFF, em 2008. Destacou o crescimento da profissão, lembrando das resoluções aprovadas pelo Plenário do órgão e lembrou da importância da atuação dos presidentes dos Conselhos Regionais. “Conclamo os presidentes de Conselhos Regionais de Farmácia a estarem atentos ao compromisso com a sociedade e com a Farmácia. Foi-se o tempo em que representar uma profissão era uma questão de status. A profissão precisa de trabalho e nós, como farmacêuticos, temos um papel a cumprir”, disse o dirigente, ao dar início à Reunião Geral.

No dia 17, a Comissão de Fiscalização apresentou o relatório “Dados da Fiscalização dos CRF´s, no período de 2005 a 2008”. A apresentação foi realizada pelo Conselheiro Federal e Presidente da Comissão, Ronaldo Pereira Filho, e pelo Vice-Presidente do CFF, Amílson Álvares. De acordo com Ronaldo Pereira Filho, houve um crescimento de cerca de 20% no número de fiscalizações, em todo o País. “É com satisfação que apresento este crescimento nacional da fiscalização. Temos 24 Conselhos Regionais e 133 fiscais realizando um trabalho de orientação aos farmacêuticos brasileiros”, afirmou.

Ainda no primeiro dia de Reunião Geral, os representantes dos CRFs e a Diretoria do CFF debateram a emissão de carteiras profissionais; e a Comissão de Ensino apresentou as modificações na Resolução Nº 464/2007, que dispõe sobre a inscrição, o registro, o cancelamento de inscrição e a averbação nos Conselhos Regionais de Farmácia. A Proposta de Resolução está em Consulta Pública no site do CFF, no link Consultas Públicas.

No segundo dia de Reunião Geral (18/03), foram realizados debates sobre o Projeto de Lei das Anuidades, a Campanha “Farmácia – um estabelecimento de saúde” e a eleição eletrônica para os Conselheiros Federal e Regionais. A 55ª Reunião Geral foi encerrada com a palestra “Política da Farmácia Popular”, apresentada pela farmacêutica Fernanda Junges, Coordenadora do Programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde.

O Programa Farmácia Popular foi criado para ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais no tratamento de doenças com maior ocorrência na população. Um dos objetivos do programa é beneficiar pessoas que têm dificuldade para realizar o tratamento devido ao custo do medicamento. De acordo com a farmacêutica Fernanda Junges, o objetivo do Ministério da Saúde é chegar a 613 unidades, até 2011. O Programa já conta com uma rede de 508 estabelecimentos.

PLENÁRIA - Já no dia 19, a Diretoria do CFF e os Conselheiros Federais realizaram a 358ª Reunião Plenária do CFF. O primeiro ponto de pauta foi a Proposta de Resolução que dispõe sobre o Regimento Interno Padrão dos Conselhos Regionais de Farmácia. A Proposta foi aprovada, e entrará em vigor, após publicação no “Diário Oficial de União” (DOU).

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700