Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Segurança do paciente estará em debate em Ouro Preto

Data: 09/04/2014

O Instituto para Praticas Seguras no Uso de Medicamentos - ISMP Brasil promove nos dias 10 a 12 de abril de 2014, na cidade mineira de Ouro Preto, o I Congresso Internacional sobre Segurança do Paciente ISMP Brasil. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) é correalizador do evento, que ocorre simultaneamente ao V Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente: Erros de Medicação.


A adesão ao evento foi surpreendente. As inscrições estão esgotadas porque já foi atingida a lotação máxima do Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). São 1,2 mil inscritos, 200 a mais do que o previsto. Segundo o coordenador-geral do evento, Mário Borges Rosa, foi necessário buscar hospedagem em cidades vizinhas, porque os hotéis de Ouro Preto estão lotados. “Todas as nossas expectativas foram superadas”, comentou.


Dois dos assessores da Presidência do Conselho coordenarão mesas-redondas: Josélia Frade participará das discussões sobre os temas “Estudar é fácil, trabalhar é difícil: reflexões sobre as práticas acadêmicas e implicações nas atitudes profissionais” e “Prática segura na administração de antidiabéticos”. O professor Tarcísio José Palhano coordenará o debate sobre o tema “Conte-me, mostre-me: O uso de fotografias e narrativas nas pesquisas em segurança do paciente, e incidentes com medicamentos”.


Os dois assessores participarão, ainda, de reunião do Comitê de Implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente, do qual fazem parte, representando o CFF. O Comitê é integrado por representantes de várias entidades, entre os quais o coordenador do Congresso, Mário Borges, presidente do ISMP Brasil e integrante da equipe da Fundação Hospitalar do Estado de Minas gerais.


Estarão reunidos, na histórica cidade de Ouro Preto, especialistas em segurança do paciente, profissionais da saúde, gestores da área da saúde e representantes da indústria farmacêutica. Um dos destaques entre os conferencistas é o farmacêutico Michael Cohen, presidente do ISMP EUA, que abordará o tema “Conceitos-chave para o uso seguro de medicamentos potencialmente perigosos”, na conferência de encerramento.


O palestrante dá nome ao prêmio “Michael Cohen - Soluções para a melhoria da segurança do paciente”, instituído pelo ISMP Brasil para incentivar a adoção de práticas seguras na assistência à saúde. O prêmio, que está em sua primeira edição e será entregue pelo próprio homenageado durante o congresso, tem como objetivo divulgar e reconhecer o esforço inovador e criativo de profissionais da saúde no desenvolvimento de ações que busquem garantir a segurança dos usuários do sistema de saúde brasileiro.


Para o Presidente do CFF, Walter Jorge João, as ações de prevenção de eventos adversos, em favor da segurança do paciente são atividades que devem ser realizadas por todos os profissionais que atuam em ambiente hospitalar, inclusive os farmacêuticos. “Estamos todos envolvidos em prol de uma saúde cada vez melhor.” A participação no Congresso, segundo ele, será importante para a atualização dos profissionais envolvidos, pois o evento reunirá as maiores autoridades no assunto, no Brasil e no mundo.

Fonte: Comunicação CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700