Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Reajuste foi menor que alta de custo, diz sindicato

Data: 28/03/2014

O reajuste de até 5,68% dos medicamentos com preços controlados pelo governo não repõe integralmente o aumento das despesas de produção do setor, considerou o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), em nota, nesta quinta-feira (27).

"Na média ponderada, o reajuste autorizado pelo governo é de 3,52%, ante um aumento médio dos custos de produção das empresas de 13% a 18% no ano passado, principalmente com pessoal, insumos e matérias-primas majoritariamente importadas, que sofreram impacto da variação cambial que elevou a cotação do dólar de R$ 1,92 para R$ 2,42 aproximadamente em 12 meses", disse a entidade.

De acordo com o Sindusfarma, essa situação se repete desde 2011 e tem afetado a saúde financeira das empresas e comprometido a rentabilidade, com reflexos negativos nos investimentos e no lançamento de novos produtos. A entidade defende a desoneração fiscal para o setor, como forma de reduzir preços ao consumidor.

O reajuste anual de preços, em três níveis, variando de 1,02% a 5,68%, conforme o perfil de concorrência dos produtos, poderá ser aplicado a partir de 31 de março por farmacêuticas e distribuidoras, a mais de 9 mil produtos.

"É sempre importante esclarecer que o reajuste atualiza a tabela de Preços Máximos ao Consumidor (PMC) e não gera aumentos automáticos nem imediatos nas farmácias e drogarias", ressaltou o Sindusfarma. "Em regra, há um período de ajuste, que dura de dois a três meses. As primeiras variações de preço acontecem frequentemente em junho ou julho, quando começam as reposições de estoques, já que o varejo costuma antecipar compras antes da entrada em vigor do reajuste."

Fonte: DCI
Autor: Thaís Carrança

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700