Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF divulga documento pelo direito à assistência farmacêutica

Data: 18/03/2014

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) aproveitou a IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, maior encontro de gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), para divulgar um manifesto elaborado em parceria com a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), pelo direito à Atenção Farmacêutica pública. Na quinta-feira, dia 13 de março, o secretário-geral, José Vilmore Silva Lopes Júnior, o coordenador da Assessoria Técnica, José Luiz Miranda Maldonado, e as integrantes da Comissão de Saúde Pública, Lúcia Sales e Lorena Baía, e do Grupo de Trabalho sobre Práticas Integrativas, Margarete Akemi, visitaram as oficinas do evento que reuniram farmacêuticos para divulgar o documento.

A ideia é que a mensagem, reforçando a importância dos farmacêuticos para a saúde pública, seja levada aos gestores estaduais e municipais. O documento divulga ainda, as principais bandeiras defendidas pela categoria para viabilizar a atenção farmacêutica de qualidade. Entre estas estão a definição em lei de um piso salarial para o farmacêutico; a limitação da jornada de trabalho em, no máximo, 30 horas; a implantação de uma carreira única para o setor da saúde; a aprovação de legislação modificando o papel social da farmácia, tornando-a um estabelecimento de saúde, e a instituição da obrigatoriedade do farmacêutico nas unidades públicas de saúde.

Durante sua passagem pelas oficinas, os representantes do CFF divulgaram também a primeira edição da revista Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS, lançada no ano passado pelo Conselho, e informaram aos participantes que uma nova edição será lançada em junho. “Todos os farmacêuticos que tem projetos bem sucedidos no SUS, experiências que demonstrem bons resultados em assistência farmacêutica, estão convidados a encaminhar o relato ao CFF. Se a experiência for selecionada, será publicada”, informou a presidente da Comissão de Saúde Pública do CFF, Lúcia Sales. O formulário para inscrição dos trabalhos na seleção para publicação da revista estará disponível no site do Conselho n final deste mês.

A IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família teve início na quarta-feira, 12 de março, e terminou dia 15, sábado. O objetivo é promover a troca de experiências e reflexões sobre as práticas de saúde na Atenção Básica, por meio de mesas redondas, minicursos, oficinas, palestras, espaços para apresentação e discussão de experiências e atividades culturais. Durante o evento, serão apresentadas 4.351 experiências relacionadas ao tema de todas as regiões do país. Desse total, 100 casos serão premiados no encerramento da mostra.

Fonte: CFF
Autor: Comunicação

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700