Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF participa de abertura de mostra sobre Atenção Básica

Data: 13/03/2014

A IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família é o maior encontro de gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento teve início na quarta-feira (12.03), em Brasília, e será encerrado no sábado (15.03). O coordenador da Assessoria Técnica do Conselho Federal de Farmácia (CFF), José Luís Miranda Maldonado, marcou presença na cerimônia de abertura, representando o presidente do órgão, Walter da Silva Jorge João, na noite de quarta-feira. A solenidade contou com a participação do ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Com quase dez mil inscritos, a Mostra tem como objetivo promover a troca de experiências e reflexões sobre as práticas de saúde na Atenção Básica, por meio de mesas redondas, minicursos, oficinas, palestras, espaços para apresentação e discussão de experiências e atividades culturais. “Temos a clareza do importante papel da Atenção Básica para o Sistema Único de Saúde. Esta Mostra é o exemplo do que construímos até agora, e evidenciará nossos limites, avanços e desafios que enfrentaremos pela frente” destacou o ministro Arthur Chioro.

Durante o evento, serão apresentadas 4.351 experiências relacionadas ao tema de todas as regiões do país. Os relatos foram inscritos entre agosto e outubro de 2013 por estudantes, trabalhadores, docentes, gestores e usuários do SUS que desenvolvem experiências na Atenção Básica. Desse total, 100 casos serão premiados no encerramento da mostra. Os temas das apresentações vão desde saúde bucal, atenção à saúde de mulheres e gestantes, homens, idosos, crianças e adolescentes, saúde mental, saúde na escola e práticas integrativas e complementares do SUS.

Nas mesas redondas, serão discutidos os resultados e as perspectivas do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), a educação permanente e a formação profissional na prática das equipes e desafios do Programa Mais Médicos. A programação desta quinta-feira inclui duas oficinas relacionadas diretamente à profissão farmacêutica. Uma aborda o tema Plantas Medicinais e Fitoterápicos a outra Assistência Farmacêutica na Atenção Básica: Ação Multiprofissional.

Também participaram da abertura do evento o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, o Diretor do Departamento de Atenção Básica, Hêider Aurélio Pinto, o coordenador-geral da Mostra, Felipe Cavalcanti, a presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro de Souza, o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Antônio Carlos Figueiredo Nardi, a secretária de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, Sandra Fagundes, que representou o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS), o presidente da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Joaquim Molina e outras autoridades.

ATENÇÃO BÁSICA – De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil já soma quase um milhão de profissionais que se dedicam à Atenção Básica. A Atenção Básica é o primeiro nível de atendimento em saúde. Cerca de 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos na Atenção Básica, evitando parte importante das internações hospitalares e resolvendo os problemas de saúde perto de onde as pessoas vivem ou trabalham.

A implantação da atenção básica no SUS se dá por meio da estratégia Saúde da Família, que alcança, cerca de 109,3 milhões de cidadãos (56,4% da população do país), por meio do trabalho de 34.715 equipes.

Mais informações sobre o evento e a programação completa da IV Mostra da Atenção Básica podem ser encontradas no site www.atencaobasica.org.br/mostra.

Fonte: Comunicação CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700