Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Presidente do CFF recebe representantes do Cofen

Data: 12/03/2014

Visando o entendimento técnico-administrativo que envolve as atividades de enfermeiros e farmacêuticos, o Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João recebeu hoje (12.03), na sede do CFF, a visita de representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), estiveram presentes: Irene Ferreira, Vice-Presidente; Maria Ludimiler Mota, membro da Câmara Técnica de Assistência à Saúde; e Manoel Carlos Neri, Assessor de Relações Institucionais. Também participaram da reunião o Coordenador da Assessoria Técnica do CFF, José Luis Miranda Maldonado; e o Assessor Jurídico do CFF, Gustavo Beraldo.

Para Irene Ferreira, Vice-Presidente do Cofen, entre outras coisas, que fogem da governabilidade dos conselhos profissionais, a saúde, no Brasil, precisa reconhecer a importância de todos os profissionais que integram o sistema, seja ele público ou privado. “A parceria entre enfermeiros e farmacêuticos é essencial para a saúde da população. Precisamos trabalhar juntos e definir de forma bem clara qual a responsabilidade de cada um em prol do objetivo maior que é a saúde da população”, disse.

JORNADA DE TRABALHO - Os Projetos de Lei que tramitam no Congresso Nacional e que tratam de assuntos de interesse de enfermeiros e farmacêuticos fizeram parte da pauta da reunião. Em destaque, a fixação de uma carga horária mínima de trabalho para as duas categorias. De acordo com Walter Jorge João, Presidente do CFF, a jornada de 30 horas é recomendada pelas Conferências de Saúde realizadas, no Brasil, e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para profissionais de saúde’, disse. O dirigente destacou que é preciso que o Cofen uma esforços com o CFF em busca dos interesses comuns às duas profissões. Como é o caso da redução da jornada de trabalho.

Para o Presidente do CFF, a reunião marca o início do entendimento entre as entidades responsáveis pela regulamentação das atividades do enfermeiro e do farmacêutico, no Brasil. “Para que as duas profissões não sofram retrocesso no caminho da valorização, precisamos, Cofen e CFF, promover discussões prévias de temas referentes às duas profissões, no sentido de evitar o embate judicial de questões que o diálogo, entre representantes das entidades, pode resolver, completa Walter Jorge João.

Fonte: CFF
Autor: Comunicação

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700