Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Tarcísio Palhano é homenageado em Jucurutu/RN

Data: 26/02/2014

A cidade de Jucurutu (RN), de quase 18 mil habitantes, esteve em festa no último domingo, dia 23 de fevereiro de 2014, com a inauguração da Farmácia do Trabalhador e Aposentado. A data também é especial para o farmacêutico Tarcísio José Palhano, assessor da Presidência do Conselho Federal de Farmácia (CFF) – o ambulatório da Farmácia do Trabalhador leva seu nome. A iniciativa de homenagear Palhano partiu de Marcos Vinicius, farmacêutico (e ex-aluno) idealizador e proprietário da Farmácia.

“Além de receber uma homenagem que muito me orgulha e emociona, minha razão de estar em Jucurutu é para enfatizar que hoje está sendo inaugurado um estabelecimento de saúde, onde o atendimento independe de preenchimeto de cadastro, de pernoite em fila e de horário marcado. O farmacêutico é o profissional da saúde mais acessível, e sua presença, na farmácia, é para prestar os melhores serviços àqueles que precisam de e de orientação em saúde", disse Tarcísio Palhano, em seu agradecimento.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração, o Vice-Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte (CRF/RN), Jairo Sotero; a Secretária Municipal de Saúde, Mariana Pinheiro; o Diretor do Hospital Regional, Luciano Lopes; o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Josibias Soares; o Presidente da Maçonaria, Gilberto do Banco, o Vereador Gilson do Boi, representando a Câmara Municipal, além de farmacêuticos e outros profissionais da saúde da região, e um grande público formado por moradores de Jucurutu/RN.

Assessor da Presidência CFF, Coordenador do Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim/CFF) e pioneiro da implantação do serviço de Farmácia Clínica no Brasil, Tarcísio Palhano  afirmou nunca ter sido tão bem recebido para uma homenagem. A cidade tem menos de 20 mil habitantes e fica a 243 quilômetros distante da capital, Natal.

Durante a inauguração da Farmácia do Trabalhador e Aposentado, as mensagens do Presidente do CFF, Walter Jorge João, e da Presidente do CRF/RN, Célia Aguiar, foram destacadas. "Homenagear o Dr. Tarcísio José Palhano não é apenas uma manifestação de reconhecimento a um dos mais competentes farmacêuticos brasileiros, mas, também, uma demonstração de gratidão a todos os profissionais que fazem da Farmácia um estuário do humanismo e da sabedoria, um espaço para a pesquisa e um campo para a aproximação com o paciente, visando à manutenção de sua saúde e a cura de sua doença”, Walter Jorge João, Presidente do CFF.

A Farmácia do Trabalhador e Aposentado fica no Centro da cidade, ao lado do Salão do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Jucurutu, com horário de funcionamento das 07 às 21 hs. "Sempre com a presença de um farmacêutico", destaca Marcos Vinícius. 

Convidado para prestar serviço no hospital da região, em apenas um ano, Marcos Vinícius ganhou a confiança do diretor da unidade, o apoio da secretaria de saúde, implantou plantões, tornou-se membro da maçonaria e transformou-se em referência para as pessoas que precisam de orientação em saúde na cidade. Agora, constrói o ambiente para seguir seu serviço de excelência, inspirando e sendo exemplo de que os serviços farmacêuticos são indispensáveis.

Fonte: CFF
Autor: Comunicação, com informações de Cassiano Cunha - CRF/RN

Fotos Relacionadas

TV CFF













Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700