Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Proteção para todos

Data: 28/01/2014

Em breve, protetores solares poderão ser encontrados a preços menores nas Famárcias Populares. Projeto de Lei que prevê a oferta dos produtos foi enviado ao Congresso Nacional e espera por votação. Hoje, medicamentos comprados pelo projeto de farmácia do governo saem até 90% mais baratos que os valores de mercado.

O objetivo da proposta, do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), é estender o acesso a pessoas que não têm dinheiro para comprar o protetor, que podem passar de R$ 50. Com preços acessíveis à população, acredita o autor da lei, será mais fácil prevenir casos de câncer de pele e reduzir gastos da Saúde. "Os casos são cada vez mais comuns. Virou uma doença corriqueira. E isso tem um custo para o Sistema Ünieo de Saúde, que faz o tratamento" explicou

Segundo Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz ficará responsável por produzir ou comprar os protetores solares e repassá-los à população a preço de custo. A regra será aplicada nos mesmos termos da lei que já regulamenta os medicamentos comercializados pela rede da Farmácia Popular.

Segundo a especialista Carolina Marçon, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a falta de acesso ao produto se reflete na dificuldade em manter cuidados com a saúde. "Muitas vezes, as pessoas nem sequer têm dinheiro para pagar a passagem para ir à consulta. Imagina para comprar um protetor solar" questiona a dermatologista.

Carolina lembra que o Brasil, por ficar entre trópicos, recebe radiação muito forte de raios ultravioleta, que levam ao aparecimento desse tipo de câncer. "No Brasil, essa é uma medida de máxima importância. Os casos são alarmantes, e a incidência é muito alta", disse.

Fonte: O Dia (RJ)

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700