Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Automedicação preocupa especialistas

Data: 21/01/2014

Pouca gente imagina, mas os medicamentos são o principal agente causador de intoxicação em seres humanos no Brasil, ocupando, desde 1994, o primeiro lugar nas estatísticas do Sistema Nacional de Informações Toxico-Farmacológicas – Sinitox.

Nos últimos cinco anos, o Brasil registrou quase 60 mil internações por intoxicação medicamentosa, segundo o Ministério da Saúde (Sinitox/Fiocruz). No ano de 2010, foram 27.710 pessoas internadas.

A população parece não estar atenta aos riscos da automedicação. Foi o que constatou o Conselho Federal de Farmácia (CFF) em uma ação promovida em São Paulo. O

s resultados deste trabalho serão divulgados hoje, Dia do Farmacêutico, data escolhida pela categoria para chamar a atenção da população em todo o Brasil para um problema comum, mas tão pouco debatido no País.

Usando como modelo uma campanha realizada pela Confederação Farmacêutica Argentina (Cofa) contra a venda livre de medicamentos, o CFF produziu um medicamento fictício e o distribuiu a mais de quatro mil pessoas em dezembro , na esquina das Avenidas Paulista e Consolação, um dos pontos mais movimentados da capital paulista.

A maioria aceitou passivamente o “produto”, sem nada perguntar. Menos de 1% perguntou se o suposto medicamento tinha alguma contraindicação.

Fonte: Guia da Farmácia Online

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700