Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

A vitória brasileira sobre a raiva

Data: 10/02/2009

O jovem Marciano Menezes da Silva, 16 anos, escreveu seu nome na história da medicina brasileira. Ele é a primeira pessoa do País a ser curada da raiva - doença gravíssima transmitida ao homem por animais. Na quarta-feira 4, ele deixou a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Osvaldo Cruz, no Recife, onde estava internado desde outubro. Foi transferido para a enfermaria e, segundo os médicos, não apresentava mais nenhum vestígio da presença do vírus causador da enfermidade.

No mundo, ele é o terceiro a ser curado, mas apenas o segundo a sobreviver. Antes dele, houve a recuperação de uma garota americana, em 2004, e de um rapaz colombiano, dois anos depois. Porém, somente a menina está viva, levando uma rotina normal nos Estados Unidos. A raiva é uma infecção viral que pode afetar o sistema nervoso central. Até pouco tempo atrás, quando isso ocorria, era fatal. Daí a necessidade de vacinar-se e tomar o soro antirrábico o mais rapidamente possível após ter tido contato com a saliva de animais que podem ser transmissores. Na cidade, o mais comum é o cão. No campo, o morcego. Esse cuidado impede que o vírus tenha tempo de chegar ao cérebro, por exemplo, onde não poderia mais ser contido.

O que mudou essa sentença foi a criação em 2004, pelo americano Rodney Willoughby, de um tratamento que consiste no uso de altas doses de sedativos, um remédio utilizado contra o mal de Parkinson (amantadina) e um terceiro, destinado a melhorar o metabolismo dos neurônios (biopterina). A adoção desta terapia foi o que salvou a vida de Marciano. "Conhecia este protocolo", lembra o médico Gustavo Trindade, responsável pelo caso. "Quando Marciano chegou, já com o cérebro comprometido, resolvemos aplicá-lo", diz. "Felizmente, ele respondeu muito bem." O desafio daqui em diante é fazer com que o rapaz recupere os movimentos das pernas e dos braços, perdidos por causa da doença.
 

Fonte: Revista Istoé - 10/02/2009
Autor: Cilene Pereira

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700