Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Comissão de Farmácia Hospitalar do CFF discute projetos

Data: 06/02/2009

A Comissão de Farmácia Hospitalar do Conselho Federal de Farmácia reuniu-se, nos dias cinco e seis de janeiro de 2009, para iniciar os estudos de elaboração da proposta de Resolução que irá normatizar a atribuição do farmacêutico em auditorias. A norma não tratará só do âmbito hospitalar, mas da área de auditoria em qualquer setor, com o objetivo de atender e orientar os profissionais que desejam atuar na área de auditoria.

Outra proposta a ser elaborada, em 2009, é a que disporá sobre as atividades do auxiliar de farmácia no âmbito da farmácia hospitalar. O objetivo principal da matéria é regulamentar as competências do profissional de nível médio em sua atuação no ambiente da farmácia hospitalar sob a supervisão e orientação do farmacêutico.

A Comissão de Farmácia Hospitalar também está participando da elaboração do “Guia de Boas Práticas em Medicamentos e Produtos para a Saúde”, da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh). Será uma publicação inédita, já que o País não conta com um trabalho semelhante nesse segmento profissional. Trata-se de um Guideline, que servirá de parâmetro para que farmacêuticos hospitalares possam se aprimorar em suas atividades. Ele conta com o apoio do CFF, e será lançado no VII Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar, que acontecerá, em Belo Horizonte, de 11 a 13 de junho de 2009.

O VII Congresso terá como tema central “Qualidade na Farmácia Hospitalar e nos Serviços de Saúde”. Durante o evento, será realizado o II Encontro Brasileiro de Residências em Farmácia Hospitalar. A Comissão propôs à Sbrafh quatro dos temas que serão debatidos no evento.

RESOLUÇÕES – Nos últimos três anos, a Comissão de Farmácia Hospitalar do CFF elaborou e levou a Plenário do Conselho várias propostas de Resoluções tratando da atividade dos profissionais que atuam no setor. São elas: a Resolução 449/06, que dispõe sobre as atribuições do farmacêutico na Comissão de Farmácia Terapêutica; a 478/08, que regulamenta o registro, guarda e manuseio de informações resultantes da prática da assistência farmacêutica nos serviços de saúde; a 486/08, que dispõe sobre as atribuições do farmacêutico na radiofarmácia; a 492/08, que regulamenta o exercício profissional nos serviços de atendimento pré-hospitalar, na farmácia hospitalar e em outros serviços de saúde, de natureza pública e privada. A mais recente foi a Resolução 500/09, que dispõe sobre as atribuições do farmacêutico no âmbito dos Serviços de Diálise, de natureza pública e privada.

A Comissão de Farmácia Hospitalar é formada pelo Conselheiro Federal pelo estado do Ceará, Dr. Marco Aurélio Schramm Ribeiro, a Dra. Ilenir Leão Tuma(Goiás), Dr.José Ferreira Marco(São Paulo) e Dra. Eugenie Desireé Rabelo Neri (Ceará).
 

Fonte: CFF
Autor: Pela estagiária de jornalismo Paula Diniz

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700