Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Consumo de ácido fólico sob recomendação médica

Data: 07/01/2014

Médicos de todo Brasil deverão estimular o consumo diário de ácido fólico entre gestantes e mulheres que querem engravidar.

A recomendação é do Conselho Federal de Medicina (CFM), que distribuirá o aviso a 400 mil profissionais. A ingestão da substância pode reduzir os riscos de problemas cerebrais no feto em até 75%.

Uma das oito vitaminas do complexo B, o ácido fólico deve ser usado antes da concepção e nos três primeiros meses de gestação.

A substância previne defeitos no tubo neural (estrutura que origina cérebro e medula).

A formação completa do tubo ocorre entre os dias 17 e 30 apôs a concepção, normalmente antes do diagnóstico clínico da gravidez.

A substância protege ainda contra deficiências congênitas, como fissura labial,anen-cefalia, paralisia de membros inferiores, além de doenças cardiovasculares e câncer.

A medida do CFM atende solicitação da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Segundo José Hiran Gallo, diretor do CFM e relator da recomendação, o conselho irá solicitar aos órgãos públicos programas mais abrangentes de inclusão do ácido fôlico nos alimentos.

Outra providência será pedir aos gestores do SUS que disponibilizem a fórmula nos postos de saúde e nas farmácias populares.

"Além de se destinar às mulheres, para que usem o ácido fólico, a recomendação do CFM também se destina aos médicos, para que falem com suas padentes sobre a necessidade do suplemento" declara.

A recomendação de consumo é de 0,4 a 0,8 mg/ dia. Alimentos como feijão, amendoim, lentilha, fígado e laranja contêm a vitamina.

Porém, no período da gravidez, quando a necessidade do ácido fôlico é maior, é necessária a suplementação com medicamentos.

Fonte: O Dia (RJ)

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700