Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Falta de medicamentos em farmácias públicas

Data: 19/12/2013

Diabéticos, hipertensos e pessoas com problemas de infecção estão enfrentando dificuldades para conseguir os medicamentos indicados para o tratamento de suas doenças nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital paulista. Isso porque, desde o início do ano, quase 70 milhões de produtos de 28 diferentes tipos deixaram de ser entregues pela Fundação para o Remédio Popular (Furp) às UBSs.

Um sofrimento ainda maior especialmente para quem não tem outros meios de obter os medicamentos.

“Sem dúvida que o agravamento da doença pela incapacidade das pessoas poderem se tratar tomando os medicamentos prescritos pelo especialista, que deveriam ser distribuídos pelas UBSs, é o principal problema dessa história.

Mas, há de considerar também que este problema é consequência de outro, que é a falta de condições das pessoas poderem arcar com a compra do próprio medicamento”, diz o diretor da PBMA – Associação Brasileira das Empresas Operadoras de PBM (Programa de Benefício em Medicamentos), Rodrigo Bacellar.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o gasto com a saúde está entre as quatro maiores despesas das famílias brasileiras - junto com habitação, alimentação e transporte.

“É uma despesa alta que muitas vezes obriga as pessoas a abandonarem o tratamento medicamentoso por falta de recursos.

Dessa forma, se faz necessária e indispensável a ajuda da área privada, mas que deve também ser incentivada pelo próprio governo”, defende Bacellar.

Fonte: Guia da Farmácia Online

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700