Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Médicos lançam documento com orientações sobre proteção solar

Data: 29/11/2013

A Sociedade Brasileira de Dermatologia lançou ontem o Consenso Brasileiro de Fotoproteção, primeiro documento com recomendações sobre proteção solar no país.

Entre as orientações está a indicação do uso de filtro solar com o fator mínimo de proteção 30 e a formalização de que se deve evitar a exposição ao sol das 10h às 15h com exceção da região Nordeste, onde a radiação solar já é alta a partir das 9h.

As diferenças climáticas e populacionais motivaram os médicos a criar um consenso nacional sobre o tema.

"Não dá para importar recomendações de países tão diferentes, como os Estados Unidos", disse Sérgio Schalka, coordenador do consenso, que teve a participação de 24 especialistas.

Já é comprovado que a fotoproteção previne o câncer de pele. O do tipo não melanoma é o câncer mais comum no Brasil só no ano que vem haverá 182 mil novos casos.

"Podemos interferir na incidência e mortalidade com a fotoproteção correta, que não se resume em uso do filtro solar na quantidade certa. É preciso aliar outras formas de proteção, como uso de bonés e óculos de sol", diz Marcus Maia, do Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele da sociedade.

Amanhã, das 9h às 15h, a entidade vai fazer uma campanha de atendimento gratuito para diagnóstico e encaminhamento de casos de câncer de pele. Serão 139 postos em todo país. Informações no site www.sbd.org.br.

Fonte: Folha de S. Paulo
Autor: Juliana Vines

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700