Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Presidente do CFF participa de Fórum de Prescrição Farmacêutica do Pará

Data: 20/11/2013

O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, participou, na manhã desta quarta-feira (20), do Fórum de Prescrição Farmacêutica do Pará. O evento ocorre durante todo o dia no Hotel Sagres, em Belém.

Em discurso, Walter Jorge destacou o conteúdo das Resoluções nº 585/2013, que regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico, e a nº 586/2013, que trata sobre a prescrição farmacêutica. Para o presidente do CFF, essas duas últimas legislações representam um fato social importantíssimo, que impactaram e movimentaram o país de ponta a ponta. “Das 586 resoluções editadas pelo Conselho Federal de Farmácia, nesses quase 60 anos de existência, conseguimos uma grande abrangência ao desenvolver uma norma tratando das atribuições clínicas e uma autorizando a prescrição farmacêutica. São grandes avanços”.

Ainda de acordo com Walter Jorge João, para que o conteúdo destas resoluções se torne ainda mais forte é preciso que a categoria dê início a uma revolução na prática. “Devemos continuar no clima de união. Agora, os 175 mil farmacêuticos do Brasil têm mais uma conquista para comemorar e uma nova possibilidade de atuação, com o desafio de obter maior credibilidade e visibilidade social”, lembrou.

Em seguida, o assessor técnico do CFF José Luis Miranda Maldonado falou sobre os aspectos regulatórios da prescrição farmacêutica. “É imprescindível esclarecer aos profissionais a importância do seu papel atuando nas atividades clínicas. Precisamos nos integrar com os pacientes, saber as necessidades da sociedade, tirar o foco apenas das caixinhas de medicamentos”, enfatizou.

Já o assessor Wellington Barros da Silva, com o tema “semiologia aplicada à prescrição farmacêutica”, ao levantar a questão da valorização profissional, foi bastante aplaudido pela platéia. “Precisamos assumir uma posição de técnicos diante do empregador e desempenhar as funções para as quais estamos aptos. Só com a mudança de postura será possível moralizar o segmento e garantir melhores salários”, argumenta.

O conselheiro federal pelo estado de São Paulo, Marcelo Polacow Bisson, termina as apresentações do Fórum de Prescrição Farmacêutica do Pará abordando a prática da farmácia clínica como um instrumento de transformação da profissão e como a prescrição pode melhorar os resultados de saúde da população.

Foram disponibilizadas 340 vagas para farmacêuticos e 160 para estudantes.  

Fonte: Comunicação CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700