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Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

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Mais longe da farmácia e de olho nos jovens

Data: 14/11/2013

Depois de consolidar seu nome como uma referência em dermocosméticos, a rede carioca Dermage prepara o lançamento de uma nova linha de produtos para diversificar a imagem e as receitas da empresa. Apesar do interesse de fundos private equity na companhia, essa nova fase está sendo financiada com verba própria.

A linha feminina Beauty 4 Fun trará produtos corporais e terá um apelo mais "leve e jovem". Segundo a principal executiva da Dermage, Ilana Braun, os itens não terão o carimbo de dermocosméticos - produtos normalmente receitados por dermatologistas e que hoje dominam as vendas da empresa. "Queremos romper um pouco essa ligação forte dos produtos da Dermage com itens de farmácia".

A executiva diz que hoje as clientes entram nas lojas da Dermage para comprar produtos para elas mesmas e, com a nova linha, a intenção é oferecer, além de itens do dia a dia, também opções para presente. "Definitivamente, as pessoas não têm o hábito de dar de presente cremes antirrugas ou antiidade ou anticelulite, por exemplo. Com essa submarca vamos poder explorar essa possibilidade".

Viviane Soares, diretora de marketing da Dermage, diz que inicialmente os produtos serão vendidos em espaços dentro das próprias unidades da Dermage e ocuparão perto de 30% do espaço das lojas. Dependendo do desempenho das vendas, essa área pode ser até mesmo ampliada, para entre 40% e 50%. A partir de então, a Beauty 4 Fun poderá alçar voo próprio. Os planos são de transformar a submarca em uma nova cadeia de lojas, independente da Dermage. A Beauty 4 Fun terá produtos para o corpo como loções e hidratantes.

A experiência começa em três lojas próprias do Rio e em seguida deverão ser oferecidos também nas franquias. Ano passado, o faturamento da Dermage alcançou R$ 72 milhões e a expectativa é que, neste ano, haja crescimento de 30%. Até o momento, os dados apontam para uma alta de 27% - a empresa, diz Viviane, espera uma alavancagem nas vendas nessa reta final do ano, por conta do lançamento Beauty for Fun - essa é a primeira linha de produtos da Dermage desenvolvida por Ilana, filha de Lisabeth Braun, criadora da empresa.

Ilana, economista que já trabalhou em bancos de investimento, conta que com alguma frequência a Dermage é procurada por fundos de private equity. As conversas têm sido em torno do crescimento da empresa, que tem uma marca bem aceita, mas que ela considera equacionado por recursos próprios. A Dermage tem ainda linhas de financiamento consideradas baratas, contraídas com BNDES e FINEP, em especial para a compra de equipamentos. E também está vinculada ao Endeavor, uma organização de fomento ao empreendedorismo. Com essa parceria, a empresa tem aprimorado aspectos de governança - tem conselho consultivo e conselho familiar.

"Para nós, uma associação a um fundo ou até mesmo a uma outra empresa faria sentido se fosse um projeto grande, especial. O que não surgiu para nós até agora", diz Ilana. O crescimento da rede tem sido consistente, mas não acelerado. A empresa acompanha, por exemplo, o desenvolvimento das franquias.

A Dermage tem 60 lojas, sendo 18 próprias; além de distribuir uma fração de seus produtos em cerca de 350 farmácias. As vendas desse canal respondem por cerca de 15% da receita total.

Fonte: Valor Econômico
Autor: Ana Paula Ragazzi

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