Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Crianças sofrem surto de pólio no nordeste da Síria

Data: 30/10/2013

Foi confirmado um surto de poliomielite entre crianças no nordeste da Síria, informou a Organização Mundial da Saúde OMS. É o primeiro surto de pólio registrado no país desde 1999.

"Dentre os 22 investigados, dez estão confirmados com pólio tipo um", disse o porta-voz da OMS Oliver Rosenbauer em entrevista coletiva em Genebra. Exames de laboratório ainda são aguardados para os 12 casos suspeitos restantes em Deir al-Zor, disse ele.

Rosenbauer também afirmou que a maior parte das vítimas tem menos de dois anos e não recebeu a quantidade necessária de imunização.

Com aproximadamente 4.000 refugiados fugindo diariamente da guerra civil na Síria, a OMS alerta para o risco de propagação da pólio. "Com os movimentos populacionais a doença pode viajar para outras áreas, então o risco é alto." Diante desse risco campanhas de imunização estão programadas em regiões vizinhas. Há campanha de vacinação na Síria, afetada porém pelos embates. Parte do país é controlada, hoje, por facções rebeldes, algumas delas de tendência islamita. Segundo a ONU, 500 mil crianças sírias não foram vacinadas nos últimos dois anos.

Após o término dos exames, a Organização Mundial da Saúde deve analisar o código genético do vírus para rastrear qual é sua origem.

Fonte: Folha de S. Paulo

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700