Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Cebrim é eleito para presidir Red CIMLAC

Data: 30/10/2013

Farmacêutica do Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos Cebrim do Conselho Federal de Farmácia CFF acaba de assumir a presidência da Rede de Centros de Información de Medicamentos de Latinoamerica y el Caribe – Red CIMLAC, da qual o Cebrim/CFF é membro. Constituída oficialmente em 2010, com a colaboração da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS, a Red CIMLAC é uma rede corporativa e colaborativa na área de gestão do conhecimento de temas relacionados aos medicamentos e à terapêutica, que tem a missão de vincular os Centros de Informação sobre Medicamentos CIMs da América Latina e Caribe, respeitando suas autonomias.

A farmacêutica do Cebrim, Pâmela Alejandra Saavedra, foi eleita presidente da rede no último dia 5 de setembro, por indicação da maioria dos representantes de 60 centros de 40 países que integram a Red CIMLAC. Na mesma ocasião, a farmacêutica Dulce Maria Calvo, de Cuba, foi eleita secretária. Embora já estejam ocupando os cargos desde 1º de outubro, a solenidade oficial de posse ocorre durante encontro nos dias 14 e 15 de novembro, em Barranquilla, na Colômbia. Pamela Saavedra e Dulce Maria substituem José Julian López, da Colômbia, e Martin Cañas, da Argentina.

Pâmela Saavedra destaca que Red CIMLAC atua como facilitadora de intercâmbio de ideias e projetos entre as equipes dos CIMs. Um dos projetos da nova diretoria é editar um boletim eletrônico newsletter com as novidades da rede, que circulará a cada quatro meses, pelo menos. Outra proposta é pactuar com as agências reguladoras sanitárias dos países membros uma atuação mais efetiva da rede pela segurança no uso de medicamentos. Na prática, a rede passaria a socializar, entre os países membros, alertas sobre medicamentos retirados do mercado e outros eventos similares. “A proposta é que esses alertas resultem em medidas práticas em favor dos usuários de medicamentos.”

A ideia de constituir uma rede regional de CIMs surgiu na reunião do Drug Utilization Research Group Latinoamérica DURG LA, em 2008, na Argentina. Para o CFF e para o Cebrim, presidir a Red CIMLAC representa a confirmação de que o centro tem cumprido seu papel com excelência. “É uma forma de reconhecimento do Cebrim como uma referência em sua área de atuação”, comenta o coordenador técnico-científico do centro e assessor da Presidência do CFF, Tarcísio Palhano, opinião comungada pelo presidente do CFF, Walter Jorge João.

Além de trabalhar pelo cumprimento dos seus objetivos, o Cebrim tem contribuído ativamente com a Red CIMLAC. No ano de 2012, fez parte de dois grandes inquéritos realizados na América Latina e Caribe sobre vigilância do anticoncepcional ciproterona e desabastecimento de citostáticos. Em fevereiro de 2013, indicou farmacêuticos especialistas brasileiros para integrar o Banco de Experts da Invima, agência regulatória da Colômbia. E em março, participou da revisão da norma técnica nacional do Servicio de Información de Medicamentos y Tóxicos en El Sector Salud, do Ministério da Saúde do Peru.

Fonte: Comunicação CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700