Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

O farmacêutico no serviço de diálise

Data: 20/01/2009

O Plenário do Conselho Federal de Farmácia (CFF) aprovou, em sua primeira reunião de 2009, realizada, nos dias 19 e 20.01.09, a Resolução que dispõe sobre as atribuições do farmacêutico no âmbito dos serviços de diálise. De acordo com Resolução, são atribuições do farmacêutico: contribuir para prover os meios necessários para o monitoramento e prevenção dos riscos de natureza química, física e biológica inerentes aos procedimentos correspondentes a cada tipo de tratamento.

Segundo o texto, cabe, ainda, ao farmacêutico, participar da seleção e qualificação dos fornecedores de medicamentos, produtos para saúde, equipamentos, insumos e saneantes; e participar das decisões relativas à terapia medicamentosa e aos protocolos clínicos.

A Resolução, que entrará em vigor, na data de sua publicação no “Diário Oficial da União” (DOU), foi elaborada pela Comissão de Farmácia Hospitalar do CFF, com o apoio das farmacêuticas hospitalares Adriana Chaves e Maria Favarin, ambas convidadas pelo CFF. Para o Presidente da Comissão, Marco Aurélio Schramm, o objetivo é facilitar a participação do farmacêutico nos serviços de diálise. “Muitas clínicas de diálise recebem medicamentos de alto-custo financiados pela União ou pelos Estados, mas não têm o profissional para fazer a dispensação correta destes medicamentos. Este é só um exemplo da importância da atuação do farmacêutico nas clínicas de diálise”, disse Schramm.
 

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700