Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF realiza Encontro de Fiscalização em Salvador

Data: 15/10/2013

O Conselho Federal de Farmácia promove nos dias 17 e 18 de outubro, no Bahia Othon Palace Hotel, Av. Oceânica, 2294, Ondina, Salvador, o seu XII Encontro Nacional de Fiscalização (ENAF 2013). Estarão reunidos durante os dois dias, dirigentes dos conselhos regionais e farmacêuticos que atuam na fiscalização do exercício profissional, em todo o país, além de membros da Comissão de Fiscalização, da assessoria técnica e da diretoria do CFF. Os participantes discutirão estratégias para harmonizar as ações e responsabilidades de gestores e de fiscais diante do desafio de fiscalizar com coerência e de maneira correta.

O tema deste Enaf será “Gestão e fiscalização: Responsabilidade Solidária”. Organizado pela Comissão de Fiscalização (Cofisc) do CFF, o evento ocorre em um momento histórico para a área. A prescrição farmacêutica acaba de ser instituída no Brasil, por meio de resolução (nº 586), do Conselho, publicada no dia 26 de setembro. Os farmacêuticos brasileiros estão autorizados a prescrever medicamentos sem tarja, hoje comercializados livremente. A resolução amplia o campo de atuação para os farmacêuticos, na medida em que reforça a importância de sua presença nas farmácias.

“Ao escolher uma farmácia, o cidadão deve optar por estabelecimentos regulares, que mantêm farmacêutico presente durante todo o seu tempo de funcionamento, conforme previsto em lei. Assim, poderá contar com os serviços que o farmacêutico pode prestar à comunidade”, comenta o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João. “A prescrição farmacêutica foi instituída com o propósito de combater a automedicação e reduzir os riscos a que se expõem os brasileiros que fazem uso de medicamentos ‘receitados’ pelos vizinhos, parentes e até atores das propagandas de TV.”

O Enaf terá palestra sobre “Perspectiva da melhoria da assistência farmacêutica e da fiscalização, com base na quantidade de farmacêuticos e de egressos”. Também será abordado no encontro o panorama do setor, com apresentação de indicadores de fiscalização, dados da assistência farmacêutica, entre outros relacionados à regulamentação do serviço de fiscalização em todo o país. No segundo dia, Dennis Armando Bertolini e o Guilherme Carvalho dos Reis fazem parte de uma mesa-redonda para abordar as dificuldades que evolvem gestão e fiscalização. Ambos integram a Cofisc/CFF.

O Brasil possui, hoje, aproximadamente 175 mil farmacêuticos inscritos nos 27 Conselhos Regionais de Farmácia e quase 150 fiscais em atividade de fiscalização. A última edição do Encontro Nacional de Fiscalização ocorreu em 2010, em Brasília. A Comissão de Fiscalização do CFF é composta, ainda, por José Gildo da Silva, Carlos Roberto Merlin e Everson Augusto Krum.


CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A PROGRAMAÇÃO DO ENAF 2013
 

 

Fonte: CFF
Autor: Comunicação

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700