Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Prefeito de Guarapuava mostra-se sensível ao apelo dos Conselhos de Farmácia

Data: 02/10/2013

O Vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Valmir de Santi, participou, com representantes do Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR), de audiência com o prefeito César Silvestri Filho, de Guarapuava, no Paraná. O Conselho está se reunindo com os gestores municipais e entregando a eles uma publicação elaborada pela entidade com o objetivo de contribuir na solução de problemas como o déficit de farmacêuticos e auxiliar na melhoria da qualidade na assistência farmacêutica pública local. Guarapuava, por exemplo, tem 170 mil habitantes, 36 unidades de saúde que fornecem medicamentos (incluindo antibióticos, que passaram a ser dispensados com retenção de receita) e apenas 7 farmacêuticos na rede.

Durante a audiência – da qual também participaram o secretário municipal de Saúde, Stefan Negrão, e o coordenador da Divisão de Assistência Farmacêutica de Guarapava, Marco Antônio Horst –, Valmir de Santi explicou ao prefeito sobre a prescrição farmacêutica. “A presença do farmacêutico já é de grande importância para reduzir custos e assegurar melhor qualidade da assistência ao usuário. E agora, com a prescrição farmacêutica, contribuirá também para reduzir a sobrecarga dos médicos, visto que os pacientes passarão a ser acompanhados em parceria.”

O prefeito e o secretário de Saúde aceitaram o desafio de, durante o seu governo, adequarem o numero de farmacêuticos e a dispensação de medicamentos. O município deve estruturar, ainda este ano, uma farmácia central. A comissão de farmacoterapêutica está sendo reativada e em breve elaborará a Relação Municipal de Medicamentos (Remume), que o município ainda não tem. Também serão criadas normas de prescrição e dispensação.

Este ano já contratarão novos farmacêuticos, tanto para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) como para as unidades ampliadas. O CRF-PR apoiará tecnicamente a Secretaria de Saúde na elaboração da Remume e das normas de prescrição e dispensação. “Saímos confiantes de que o município iniciará uma nova estratégia de ação na área do medicamento, com muita valorização do profissional farmacêutico”, elogiou Valmir de Santi.

Também participaram da audiência com o prefeito, Sônia Maria Dorneles, farmacêutica e assessora política do CRF-PR; o fiscal Ribamar Jones, de Ponta Grossa; e as professoras Juliana Bonini e Jacqueline Horst, da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), que foi visitada pelo vice-presidente do CFF ao final da audiência com o prefeito. A universidade mantém um curso de Farmácia, que hoje conta com 120 alunos. Valmir de Santi conheceu o laboratório e a farmácia-escola da instituição.

Bandeirantes e Cornélio Procópio
Em Bandeirantes, Valmir de Santi falou sobre prescrição aos cerca de 50 farmacêuticos da região que participaram do curso de atualização sobre tratamento de gripes e resfriados, promovido pelo CRF-PR. O curso foi realizado no auditório Professora Takiko Hassegawa, na Praça Brasil-Japão. Durante sua passagem por Bandeirantes, o Vice-presidente também visitou uma farmácia da rede municipal de saúde. Fez o mesmo em Cornélio Procópio. Nas duas oportunidades, o Vice-presidente falou à equipe de farmacêuticos das unidades sobre a prescrição farmacêutica.

Foram cerca de 2,3 mil quilômetros rodados pelas estradas do Paraná, para cumprir a jornada. “Mas valeu o esforço, pois, nos municípios visitados, hoje é mais clara a visão dos farmacêuticos a respeito da prescrição. É importante que todos se conscientizem que temos uma importante ferramenta na mão e que cabe a nós todos fazermos o melhor uso possível dela, em favor da valorização da nossa categoria.”

Fonte: CFF
Autor: Comunicação

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700