Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF se faz presente em eventos no Uruguai e Argentina

Data: 01/10/2013

Encerrada a programação do Dia Internacional do Farmacêutico, o Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João embarcou para o Uruguai, onde participou, nos dias 27 e 28 de setembro, do 4º Congresso Nacional de Ciências Farmacêuticas. O evento aconteceu em Montevideo, simultaneamente às comemorações do 125º aniversário da Associação de Química e Farmácia do Uruguai (AQFU). Entre 3 e 5 de outubro, o Presidente do CFF estará em Salta, na Argentina, para reuniões da Federação Panamericana de Farmácia, do Fórum Farmacêutico das Américas e do XVI Congresso da Federação de Farmácia Sulamericana (Fefas).

Em Montevideo, Walter Jorge João falou sobre a política farmacêutica do Brasil, em palestra no dia 27. Dividiu mesa com Ricardo Aizcorbe, Presidente da Confederação Farmacêutica da Argentina; e o Presidente da Federação Internacional de Farmacêuticos (FIP), Michel Buchmann, da Suíça. O Presidente do CFF discorreu sobre as transformações vivenciadas pela assistência farmacêutica pública no Brasil a partir da Constituição de 88, com a implantação de programas como o Farmácia Popular e o Qualifar-SUS - Qualificação da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Walter Jorge João também falou sobre como o CFF tem acompanhado esta efervescência que o setor farmacêutico brasileiro tem experimentado. O Presidente comentou sobre as resoluções editadas pelo Conselho para acompanhar essa evolução, entre as quais, a recém-aprovada normativa que instituiu a prescrição farmacêutica no Brasil. “O Conselho é o grande indutor das transformações que vêm ocorrendo no seio da profissão. Nós estamos conseguindo convencer o empresariado, as autoridades sanitárias e a população de que, se nos derem oportunidades, nós transformaremos a saúde brasileira. E vamos conseguir.”

A resolução que institui a prescrição farmacêutica autoriza os farmacêuticos brasileiros a prescreverem medicamentos sem tarja (de venda livre), plantas medicinais, drogas vegetais e fitoterápicos também isentos de prescrição médica. No caso de medicamentos que exijam prescrição médica, o farmacêutico atuará em colaboração com os prescritores, mas essa atuação dependerá de regulamentação.

Argentina – Entre 3 e 5 de outubro, também estarão na Argentina, para o XVI Congresso Fefas 2013, os assessores do CFF, Tarcísio Palhano, José Luis Miranda Maldonado, e Josélia Frade. Eles participam de mesas de debates sobre os seguintes temas: Redes de Centros de Informações sobre Medicamentos (Tarcísio Palhano), Controle de qualidade de medicamentos (José Luis Miranda Maldonado) e Boas práticas em farmácia (Josélia Frade).

Além dos assessores, participarão de mesas de debate, no Congresso, os farmacêuticos: Silvana Nair Leite, integrante da Comissão de Saúde Pública do CFF, com o tema Atenção primária de saúde: experiências em campo dos farmacêuticos; Paulo Roberto Boof, Conselheiro do CFF por Santa Catarina, que falará sobre a universidade e sua vinculação com a comunidade; e Simone Dalla Pozza Mahmud, da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços (Sbrafh), sobre serviços farmacêuticos hospitalares; e Maria Alice Ferrero, da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) que fará a palestra sobre associativismo na área farmacêutica.

Fonte: Comunicação CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700